Daniela quer mutirão para desafogar filas na reumatologia

Somente em março desse ano 825 pacientes aguardavam pela primeira consulta - Foto: Eder Gonçalves
Somente em março desse ano 825 pacientes aguardavam pela primeira consulta – Foto: Eder Gonçalves

A vereadora Daniela Hall está sugerindo à Prefeitura de Dourados para que realize mutirões na saúde pública para desafogar as filas. A parlamentar destaca que o Ministério Público Estadual vem recomendando a Prefeitura de Dourados com cópias para a Câmara Municipal para que o Executivo contrate médicos, principalmente na área de reumatologia. Somente em março desse ano 825 pacientes aguardavam pela primeira consulta, sendo que os atendimentos estavam bloqueados desde setembro de 2016, sem uma previsão de ativação do serviço.

Segundo a vereadora, a situação acontece com os pacientes da primeira consulta. “Temos recebido reclamações de pessoas que estão há mais de 5 meses com dores, aguardando iniciar o tratamento e não conseguem. Essas pessoas estão com dificuldades para trabalhar, para realizar as tarefas do dia-a-dia e precisam passar por uma avaliação médica. Não tem como ficarem esperando”, destaca Daniela.

Por causa disso a vereadora vai requisitar informações para a Prefeitura de Dourados e para o Hospital Universitário que é o prestador de serviços. “O MP vem informando que há mais de 1 ano, se arrasta o impasse para a confecção de um novo contrato a ser firmado entre o HU e a Prefeitura, situação que prejudica consideravelmente a resolução da problemática, tendo em vista que inserção da especialidade reumatológica na respectiva grade de referência hospitalar. Por isso estou colocando o meu mandato a disposição para tentarmos juntos resolver esses impasses”, diz a vereadora, que também tem cobrado informações do Estado para a ativação do Hospital de Cirurgias Eletivas, o antigo São Luiz.

O ideal seria que cada paciente seja atendido em 3 meses de prazo máximo para a primeira consulta e que o município garanta a avaliação médica de todos os pacientes em lista de espera há pelo menos 5 meses, a fim de apontar quais pacientes ainda têm indicação cirúrgica no prazo de três meses. Para a vereadora, é importante que, no prazo de no máximo 5 meses, todos os pacientes sejam atendidos pelo menos na primeira consulta. “A Prefeitura de Dourados tem informado que dificuldades financeiras impedem maiores investimentos, mas a Secretaria de Saúde já tem um cadastro com propostas de contratações de profissionais e serviços para implementar mutirões neste sentido. O HU, tem informado que reinicia as consultas para novos pacientes em julho. Vamos acompanhar”, finaliza.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.