Senai está com matrículas abertas no município para 85 vagas em diversos cursos – Divulgação

Com diversos estabelecimentos industriais instalados, que passam pela produção de alumínio, colchões, alimentos, brinquedos, calçados, roupas, couro ecológico, embalagens, transformadores, peças automobilísticas, álcool e açúcar, frigorífico, de carne bovina e aves e pescado, Aparecida do Taboado vem demandando profissionais cada vez mais qualificados para atuarem nessas atividades. 

Atento a essa necessidade, o Senai está com matrículas abertas no município para 85 vagas nos cursos de técnico em mecânica, técnico em administração, ambos na modalidade presencial, e técnico em segurança do trabalho na modalidade EaD (Educação a Distância). 

O curso técnico em mecânica atua na elaboração de ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos, planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança; controla processos de fabricação; aplica técnicas de medição e ensaios especifica materiais para construção mecânica dentre outras atribuições, podendo usar sua formação para emitir laudos técnicos para patentes e registros. 

Segundo a gerente do Senai de Aparecida do Taboado, Ana Elizabete de Lima Garcia, a capacitação oferece uma grande variedade de possibilidades de trabalho. “O profissional formado nesse curso pode trabalhar nas fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos, em laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa e em prestadoras de serviços e empresas cuja funcionalidade abrange a área”, afirmou. 

Quem escolher pelo curso técnico em administração terá uma formação ampla que possibilita ao profissional realizar diversas funções dentro da empresa. “Esse profissional pode administrar atividades na área fiscal, financeira e contábil, trabalhar com logística e materiais e bens de serviço, além de planejar e executar processos de recrutamento e seleção e avaliação de desempenho de colaboradores. É um curso que abre um grande leque de oportunidades, desde setores econômicos até indústrias todo porte”, comentou Ana Elizabete. 

Já o curso técnico em segurança do trabalho, oferecido da modalidade EaD, prepara o profissional para atuar na prevenção de acidentes de trabalho e doença ocupacionais na empresa. “Ele supervisiona como os trabalhos são realizados. Cria procedimentos de trabalho, ministra palestras e treinamentos voltados à segurança do trabalho, cria programas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e opina sobre a disposição dos mobiliários e maquinários da empresa. É possível atuar em indústrias, construção civil, hospitais, empresas, no setor público e também na área rural”, concluiu a gerente do Senai de Aparecida do Taboado. 

Matrículas 

Os interessados devem fazer as matrículas na secretaria da unidade, localizada na Avenida Orlando Mascarenhas Pereira, 3.242, no Bairro Córrego do Campo, até 8 de fevereiro de 2019 e as aulas terão início no dia 14 de fevereiro 2019, sendo que a educação profissional técnica de nível médio é destinada a alunos matriculados ou egressos do Ensino Médio, que devem comprovar a escolaridade ou vínculo com instituição de ensino. 

No ato da matricula, é necessário apresentar uma foto 3×4 recente, original e cópia da carteira de identidade ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação) dentro do período de validade, ou Carteira Profissional, CPF ou Declaração da Receita Federal, título de eleitor quando maior de 18 anos, histórico escolar do Ensino Médio ou documento que comprove estar cursando a etapa tida como requisito para ingresso, comprovante de residência atualizado (caso não esteja no nome do candidato ou dos pais, o titular do documento deve emitir uma auto declaração), certificado de reservista, certificado de alistamento militar ou certificado de dispensa de incorporação (caso seja do sexo masculino e maior de 18 anos). 

Somente terá a matrícula confirmada no curso pretendido o candidato que tiver concluído ou comprovar estar regularmente matriculado no Ensino Médio e realizar o pagamento da primeira mensalidade do curso no período de três dias úteis posterior a data de matrícula. O pagamento da mensalidade poderá ser efetuado no setor financeiro das unidades operacionais do Senai por meio de cartão de crédito ou débito ou em instituição bancária por meio de boleto bancário. 

Serviço – Mais informações pelo telefone 0800-7070-745 ou pelo site www.meufuturoagora.com.br