Curso seguirá até o dia 12 de abril e incluirá estudos de casos, elaboração de laudos e visitas técnicas – Foto: A. Frota

Teve início nesta segunda-feira (08) e segue até a sexta-feira (12), a primeira etapa do curso de capacitação para a formação da GMA (Guarda Municipal Ambiental de Dourados), no auditório do Ministério Público Estadual. Convênio firmado entre o Imam (Instituto do Meio Ambiente) e a Guarda Municipal, sob direcionamento da Prefeitura de Dourados, promoverá a criação de uma equipe para atuar no policiamento ostensivo e preventivo das áreas ambientais do município.

A ampliação de ações que fortaleçam as políticas ambientais, voltadas para o desenvolvimento sustentável do município é uma das diretrizes da gestão Délia Razuk e a estruturação da Guarda Municipal Ambiental ocorre dentro deste intuito.

Integrantes do efetivo da Guarda Municipal de Dourados, voluntários para atuarem na GMA, além de membros de instituições que atuam em áreas relacionadas ao meio ambiente, participaram da capacitação, cujo início teve foco em Legislação Ambiental.

A carga horária total da capacitação será de 68 horas/aula. Os participantes passarão também por estágio. Será exigido, no mínimo 60% de aproveitamento dos participantes no processo avaliativo, exceto aos integrantes de outras instituições que não exercerão a função de Guarda Municipal Ambiental.

O comandante da Guarda Municipal, inspetor Divaldo Machado, ressalta que a equipe da GMA terá atuação específica em questões ambientais e se espera impacto positivo imediato com a atuação dos agentes na coibição de ações de poluição sonora, poluição atmosférica e outras de prejuízos a fauna e flora.

Além do policiamento ostensivo e preventivo das áreas de proteção aos mananciais e das unidades de conservação ambiental do município, a equipe será responsável por atuar na defesa da fauna e da flora do município, impedir a caça, a pesca e a exploração de produtos florestais ilegais, formatar atividades visando à educação ambiental, entre outras atividades.

Um anseio antigo da administração municipal, a GMA atuará em sintonia com os demais órgãos ambientais municipais, estaduais e federais.

São parceiras da GMA, o Corpo de Bombeiro Militar, Ministério Público Estadual, Polícia Militar Ambiental, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis, Centro de Controle de Zoonoses, Secretaria Municipal de Planejamento, Financial Construtora Industrial LTDA, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.