Crise é um caminho de mão dupla

“Toda crise tem começo, meio e fim. Saiba navegar na contramão da crise”.

*Por Gilclér Regina

Quem no mundo empresarial não se lembra dos sofrimentos passados em crises anteriores? Quem não se lembra de inúmeros planos malsucedidos de nossos governos? Na verdade, sempre vivemos assim. São momentos de expansão, seguidos de outros de retração.

Parece um mal que existe até no futebol, que poderia ser evitado com planejamento e forma de pensar. Exemplo: Me lembro alguns anos atrás quando o time do Fluminense foi vice da Libertadores e em seguida decaiu tanto que só não caiu para a segunda divisão por causa da cartolagem que empurrou a pobre Portuguesa paulista para o buraco no seu lugar. Ou do São Caetano que quase foi campeão da América e depois passou a disputar a terceira divisão paulista nos anos seguintes.

Isso me lembra o rei que no leito de morte disse ao filho, seu sucessor que quando estivesse em duas grandes situações da vida era para abrir os dois grandes livros sagrados da verdade. Um quando estivesse profundamente triste e outro quando estivesse extremamente alegre.

Passaram-se anos, o filho, novo rei, muito deprimido, vendo seu reino ruir com pestes (alguém aí lembra da Gripe A?), derrotas militares, secas assolando as pastagens e agricultura. E o rei lembrou de seu pai e foi abrir o primeiro grande livro sagrado da verdade e quando abriu lá estava escrito: Isso passará!

Passaram-se os anos novamente, o reino melhorou, tinha prosperidade, vieram as chuvas, as pestes e doenças foram embora, ganharam as guerras com os vizinhos. Neste dia, o rei na sacada do Palácio, eufórico, vendo a parada militar dos generais que chegavam de mais uma vitória, lembrou-se de seu velho pai e foi abrir o segundo lacrado livro sagrado da verdade e lá estava escrito: Isso também passará!

Uma coisa que eu sempre avalio é que notícia boa só se lê em rodapé de jornal. Notícias ruins contaminam. Nós precisamos mudar o foco e contrariar as “pesquisas”.

Me lembro quando a Rede Target amargou uma queda de vendas de 3,3% e fez um alarido do seu anúncio, e sua concorrente direta, a WalMart, maior varejista do mundo, anunciou no mesmo período resultado positivo de 2,1%.

Conclusão: Mesma crise, mesmo mercado, empresas concorrentes, resultados diferentes! Continua prevalecendo a verdade: Enquanto uns enxergam a metade do copo que se foi, outros enxergam a metade que ficou.

O pessimista não ajuda em nada. Muito pelo contrário, ele atrapalha, e muito! Além de ser pessimista se auto declara como realista. Que realista que nada! A crise não é a crise e a maioria dela sempre está mais na cabeça das pessoas que qualquer outra coisa.

Crise é gripe A, quando se forma uma histeria coletiva e daqui a pouco vamos fechar as igrejas, os shoppings, os restaurantes, as empresas e não somente as escolas e fechar o país para balanço. Quando voltar, a água do rio já terá passado. É a teoria da oportunidade.

Não se deixe abater por notícias de pânico, isso também passará. Não se deixe abater por resultados ruins. Isso também passará, porém, vá a luta para melhorá-los.

Se você pensa que pode ou que não pode, nas duas formas de pensar estará correto e os resultados bons ou ruins virão, conforme a sua decisão. Vi empresas quebrarem em momentos de euforia e vi impérios nascerem em momentos de crise.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

* Gilclér Regina

Presidente da empresa CEAG Desenvolvimento de Talentos e Editora Ltda

Escritor, Palestrante com reconhecimento nacional.

Contato: contato@gilclerregina.com.br   44-3041-7150

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.