Coronel David homenageia policiais da 10ª CIPM por salvamento de jovem e destaca leis em defesa da categoria

Parlamentar reconheceu a atuação exemplar de equipe que salvou jovem em tentativa de suicídio e ouviu agradecimento do comandante por lei que corrigiu injustiça antiga nas promoções da corporação.

Coronel Davi esteve na manhã desta terça-feira no 10ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), em Campo Grande – Foto: Pedro Ernesto

A manhã desta terça-feira (7) foi marcada por emoção e reconhecimento na 10ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), em Campo Grande. O deputado estadual Coronel David (PL) esteve na unidade e destacou o “heroísmo” dos policiais 1º Sargento Edson Macedo da Silva, 1º Sargento Rosana Araújo Figueiredo, Soldado Maria Estela da Silva Casanova e Soldado Kaio Cesar Costa Rodrigues, que atuaram de forma decisiva para salvar um jovem em tentativa de suicídio no último dia 2 de outubro, no bairro Jardim Tarumã.

Segundo a ocorrência registrada, os policiais conseguiram, com diálogo, empatia e técnica, impedir que o jovem J.F.F.P. atentasse contra a própria vida. A equipe acionou o SAMU e acompanhou o atendimento até que a vítima estivesse em segurança. “A atuação desses policiais ilustra o compromisso inabalável da PM com a preservação da vida”, destacou o deputado.

Durante a visita, o comandante da 10ª CIPM, major Ferreira, agradeceu publicamente ao parlamentar por uma das leis mais importantes para a categoria, a Lei Complementar nº 240, de 29 de setembro de 2017, de autoria de Coronel David. A norma garante que policiais militares e bombeiros possam ser promovidos e frequentar cursos mesmo enquanto respondem a processos, desde que não estejam submetidos a conselhos disciplinares.

“Houve um tempo em que, se o policial respondesse a um processo, ainda que injustamente, ele ficava estagnado na carreira. Eu mesmo fiquei nove anos como tenente, esperando uma absolvição. Só fui promovido graças à mudança trazida por essa lei. Foi uma injustiça de décadas corrigida pela vontade política do deputado”, afirmou o comandante.

Em resposta, Coronel David disse se sentir honrado em reencontrar colegas e destacou a importância de reconhecer o trabalho dos policiais, muitas vezes invisibilizado pela sociedade.

“Poucas vezes alguém reconhece o nosso trabalho. O que vocês fizeram foi um ato de coragem, humanidade e preparo. Por isso vim aqui pessoalmente, para dizer o quanto essa atitude representa a essência da nossa Polícia Militar! Proteger e salvar vidas”, afirmou o parlamentar.

O deputado também lembrou que foi autor da lei que criou o CABS (Centro de Atenção Biopsicossocial), ligado à Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), voltado à saúde mental dos profissionais da segurança pública. “Muitos dos nossos enfrentam as mesmas dores que o jovem salvo por vocês. Precisamos cuidar de quem cuida da sociedade”, disse.

Ao final do encontro, o clima era de orgulho e gratidão. “A Polícia Militar produz heróis todos os dias, heróis que nem sempre ganham manchetes, mas que fazem a diferença na vida das pessoas”, concluiu Coronel David.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.