Convenção de Polos UNIGRAN EAD reforça integração, inovação e expansão do ensino a distância

Encontro reuniu gestores e equipes de polos de todo o país – Divulgação

Um evento marcado pela troca de experiências, apresentações estratégicas e debates sobre o futuro da educação a distância no Brasil, assim foi a Convenção de Polos UNIGRAN EAD 2025. Realizada nos dias 9 e 10 de outubro, no Centro Universitário da Grande Dourados, o encontro reuniu gestores e equipes de polos de todo o país, consolidando o compromisso institucional com a excelência acadêmica, a inovação tecnológica e o fortalecimento da rede nacional de ensino da UNIGRAN.

Em sua segunda edição, a Convenção reuniu dezenas de participantes para uma programação de palestras e oficinas práticas voltadas à gestão, marketing educacional, relacionamento e expansão do EAD. A abertura contou com as boas-vindas do Reitor Renato de Aguiar Lima Pereira, que destacou o embasamento principal da convenção: “Este encontro nos permite celebrar não apenas o presente, mas também a trajetória de expansão e consolidação da UNIGRAN EAD. A Convenção de Polos é um espaço de construção coletiva, em que a troca de experiências, a inovação e a visão conjunta se transformam em pilares para o crescimento de todos”.

Rafael de Arruda, diretor da UNIGRAN EAD, também destacou a grandeza e a relevância do encontro. “A nossa UNIGRAN completa 49 anos em outubro e no próximo mês de fevereiro completa 20 anos de ensino à distância. Não é uma onda que foi surfada pós-pandemia. É uma Instituição que conduz com a seriedade necessária para manter um ensino de qualidade há 49 anos, e o ensino à distância, também é conduzido com muita qualidade e seriedade há 20 anos. Por isso, todos vocês aqui presentes, não são apenas mais um”, afirmou Rafael.

Elaborada para englobar os pontos essenciais do relacionamento entre a sede e os polos e também entre as unidades e os acadêmicos, a programação foi bastante abrangente. No primeiro dia, o consultor Adriano Albano enfatizou para os participantes a necessidade de consolidar a identidade de cada polo. Já Andrey Schmitt, da Inspire+, abordou o tema ‘Previsibilidade em tempos de mídia cara’, apresentando estratégias de mensuração e análise de dados para potencializar investimentos em marketing educacional.

O segundo dia foi marcado por reflexões sobre o cenário contemporâneo do EAD: Rafael de Arruda, ministrou a palestra ‘O EAD morreu, e agora?’ e apresentou as soluções tecnológicas, como o UNIMIND; Thiago Filipe Abreu Silva apresentou dados sobre as tendências e perspectivas do mercado EAD no país e Jéssica Costa traçou um perfil dos alunos do ensino a distância e desenhou cenários de como ensinar abordando as experiências e motivações dos estudantes, e apresentou projetos como Uni Reconhece, Campanha Vestibular 2026 e metas. Valdir da Costa Pereira também palestrou sobre a motivação para o alcance de resultados, dando uma injeção de ânimo aos participantes.

A novidade desta edição foi a inclusão de oficinas específicas para a melhoria de gestão de polos, abordando temas como alta performance em vendas, expansão EAD, gestão de conteúdo em mídias sociais e retenção de alunos, ministradas por colaboradores da Instituição que atuam diretamente nestas áreas. Adalberto Gerônimo Gedro, parceiro da UNIGRAN há 15 anos e gestor do polo de Caarapó/MS, escolheu a oficina de retenção e ficou satisfeito com o conteúdo, principalmente sobre captação de alunos e as tendências para 2026.

“Nós viemos aqui, pegamos todas as instruções, a formação, o treinamento, e levamos e aplicamos nossos polos. E isso reflete realmente no ensino dos alunos, na aprendizagem do aluno também. Essa formação que nós damos para o aluno, depois a gente consegue visivelmente ver na cidade, como profissionais que já passaram ali pelo polo e isso é muito importante e gratificante para gente”, reforçou o gestor.

Lucimeire de Miranda, tutora dos polos de Jardim e Bonito e parceira da UNIGRAN há 23 anos, destacou a organização e o clima acolhedor da convenção. Ela ressaltou o valor das palestras e oficinas, que, segundo ela, trouxeram mais conhecimento e reforçaram a conexão entre os participantes. Para Lucimeire, o evento reafirma um compromisso coletivo essencial: “A gente tem que lutar pela educação e pela humanização”.

A Convenção de Polos UNIGRAN EAD consolidou-se como um espaço de integração e planejamento estratégico, fortalecendo o propósito institucional de democratizar o acesso ao Ensino Superior de excelência. Com foco em inovação e resultados, o encontro reforçou o protagonismo da UNIGRAN no cenário nacional do ensino a distância e projetou os próximos passos rumo a 2026.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Definição de Cookie

Abaixo você pode escolher quais tipos de cookies permitem neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FuncionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalíticoNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de otimizar a usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e FaceBook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AnúnciosNosso site pode utilizar cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OutrosAlgum conteúdo publicado em nosso site pode incluir cookies de terceiros e de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.