Agentes do Departamento de Controle de Vetores de Caarapó já utilizam tecnologia do e-VISIT@endemias nas visitas domiciliares – Divulgação

Valer-se das novas tecnologias proporcionadas pela era digital em benefício de todos é, sem dúvida, uma iniciativa que vai se tornando algo comum entre os dirigentes com visão de futuro. Afinal, o mundo vive uma fase de visível dinamização dos fluxos informacionais de forma irreversível. E o Poder Público não pode ficar alheio a essa realidade cada vez mais latente. 

Em Caarapó, o Departamento Municipal de Controle de Vetores, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, está utilizando um sistema com um aplicativo denominado “e-VISIT@endemias”, que consiste em coletar informações importantes e pertinentes a seu segmento de atuação, registrando eletronicamente a atuação de agentes da área de saúde nas visitas domiciliares. “É um sistema prático e útil, que combina o uso de dados com ilustrações fotográficas, e evita a utilização de papel”, explica o coordenador do Departamento de Controle de Vetores, Ivo Benites. “Isso evita o uso de papel, traz rapidez ao trabalho e proporciona a imediata ação dos gestores em pontos específicos do município”, acrescenta.

A utilização por parte dos agentes de Controle de Endemias das ferramentas do aplicativo aconteceu através da adesão do município ao sistema, por meio do prefeito André Nezzi (PDT). O ato de assinatura do contrato de adesão e dos termos de responsabilidades sobre uso do sistema, ocorrido no início de dezembro do ano passado na sala de reuniões do Conselho de Saúde de Caarapó, teve ainda a participação secretário municipal de Saúde, Valberto Ferreira Costa, do coordenador de Controle de Vetores Ivo Benites, da coordenadora de Vigilância em Saúde do Município, enfermeira Marli Aparecida Costa e Silva, e do coordenador de Tecnologia da Secretaria de Estado de Saúde, Marcos Espíndola. Na ocasião, foram entregues ao município 15 smartphones com 3 gigabytes de internet cada aparelho, incluindo o aplicativo e-VISIT@ endemias.

Ivo Benites esclarece que a Secretaria Municipal de Saúde utiliza o “e-VISIT@endemias” preservando a privacidade e a proteção dos dados disponibilizados pelos seus utilizadores e reconhece o valor da sua privacidade, tomando as medidas necessárias para garantir a proteção dos seus dados pessoais.

O e-VISIT@endemias foi implantado em Caarapó por meio de parceria entre o Município e a Secretaria de Estado de Saúde, através da Divisão de Tecnologia de Informação (DTI), sendo este o responsável pela sua criação, desenvolvimento, gestão e funcionalidade, juntamente com o município.