Com apenas 18 anos, cantora ganhou os quatro principais prêmios da maior cerimônia da música

A cantora Billie Eilish – Assessoria

Exibido em centenas de países, a premiação do Grammy teve um nome que se destacou mais do que qualquer outro: Billie Eilish. Com apenas 18 anos, a cantora nascida na Califórnia impressionou quem assistiu na TV, ao sair como a grande vencedora da cerimônia.

Na noite, ela arrebatou os prêmios de Melhor Álbum, com When We All Fall Asleep, Where Do We Go; Artista Revelação; Melhor Gravação; Melhor Pop Vocal; Melhor Música do Ano, com Bad Guy. A única categoria em que Eilish não ganhou foi a de Melhor Performance Solo de Pop, em que Bad Guy perdeu para Truth Hurts, da cantora Lizzo.

A cantora foi a segunda a obter tal êxito na história do Grammy. Antes dela, somente havia conseguido obter tais prêmios Christopher Cross, compositor, cantor e guitarra dos Estados Unidos — que ganhou todos esses cinco prêmios em 1981.

Início da carreira

Nascida em Los Angeles, em 18 de dezembro de 2001, Billie Eilish Pirate Baird foi educada em casa e teve o primeiro contato com a música aos 8 anos de idade, ao cantar no Coral Infantil de Los Angeles. Sua primeira composição surgiu aos 11 anos, junto ao irmão mais velho Finneas O’Connell, que já escrevia e tocava suas próprias músicas com sua banda.

Em outubro de 2015, ela gravou a música Ocean Eyes, escrita pelo irmão. A música foi enviada para o seu professor de dança que a ajudou a produzir uma coreografia para a canção, que foi lançada como single em 2016 no perfil de Eilish na plataforma Soundcloud. Na mesma época, também foi lançado um videoclipe da faixa Ocean Eyes.

Certificada pela RIAA (Associação Americana da Indústria de Gravação, em português) com selo de ouro, a canção estreou na posição 84 das 100 melhores músicas indicadas pela revista Billboard — referência no mundo da música. Em 2017, ocorreu o lançamento do EP Don’t Smile at Me, reunindo todas as faixas lançadas até então pela cantora.

Primeiro disco e turnê internacional

Where We All Fall Asleep, Where Do We Go foi o primeiro disco gravado em estúdio lançado por Billie Eilish. Estreando em março de 2019, o álbum ficou em primeiro lugar na Billboard 200 e na UK Albums Chart — lista britânica com os álbuns mais vendidos. Isso fez Billie ser a primeira artista nascida nos anos 2000 a ter um disco número um nos Estados Unidos, e a mais nova artista mulher a liderar a parada britânica.

A primeira turnê do primeiro disco de Eilish começou em março, no festival Coachella, na cidade de São Francisco, na Califórnia (EUA). O encerramento da turnê ocorreu na Cidade do México, em novembro. Em 2020, a cantora já anunciou uma nova turnê, Where Do We Go?

Estilo musical

Tendo crescido ouvido desde The Beatles e Green Day até Avril Lavigne, Billie Eilish tem o hip-hop como gênero musical favorito. O rapper norte-americano Childish Gambino também aparece como uma de suas influências sonoras, ao lado de Amy Winehouse e Lana Del Rey.

Sua música incorpora pop e rock alternativos, indie pop, electronic dance music e trap (subgênero do rap, originado na década de 2000 com DJ Paul no sul dos Estados Unidos). As músicas de seu primeiro álbum, em parceria com o irmão Finneas, nascem de experiências que ambos tiveram. Além de produzir, o irmão mais velho também se apresenta com ela nos shows ao vivo.

Curiosidades

Billie é vegetariana desde a infância e, em 2014, decidiu se tornar vegana e parar de consumir qualquer alimento com origem animal. Uma das razões que a fizeram estudar em sua casa é o fato de ela ter um distúrbio de processamento auditivo, o que a faz ter dificuldades para se concentrar, escrever, ler e entender o que as pessoas falam.

Marcada por um visual despojado, que une cabelos coloridos, roupas largas e unhas enormes, como ocorreu na cerimônia do Grammy, Billie também deseja desenvolver sua própria linha de roupas. Ela tem um caderno em que desenha todos os seus projetos de design e pensa em lançar suas próprias roupas futuramente.

Governo de MS - CORONAVÍRUS