Congresso deve decidir sobre impeachment de Trump, diz Biden

Biden deu declaração após democratas pedirem renúncia de Trump – Foto: ANSA

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta sexta-feira (8) que cabe ao Congresso americano decidir sobre um segundo processo de impeachment contra o atual chefe de Estado, Donald Trump, mas espera que os congressistas estejam prontos para avançar em sua agenda assim que tomar posse no próximo dia 20 de janeiro.

A declaração foi dada à imprensa nesta sexta-feira (8) após a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, dizer que os democratas estão dispostos a debater um novo processo de impeachment contra o republicano se ele não renunciar “imediatamente”.

Trump tem sido pressionado a deixar o cargo desde que seus apoiadores invadiram o Capitólio, em Washington, na última quarta-feira (6), depois do magnata fazer um discurso em seu apoio.

Ao ser questionado sobre o caso, Biden respondeu estar focado em conter a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), garantindo uma vacinação rápida e impulsionando a economia. “Essa é uma decisão a ser tomada pelo Congresso. Estou focado no meu trabalho”, disse ele, que não poupou críticas a Trump, dizendo que seu rival é “inapto”.

O democrata chegou a contestar o plano de vacinação implementado pelo governo do republicano. “As vacinas nos dão esperança, mas sua distribuição tem sido uma farsa”, afirmou Biden.

De acordo com ele, a campanha de imunização será “o maior desafio operacional que enfrentaremos como nação”.

Em relação ao anúncio de Trump sobre não ir à sua posse, Biden ressaltou que a ausência é “uma coisa boa”. Já a presença do vice, Mike Pence, é bem-vinda.

Da AnsaFlash

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.