De 22 a 26 de outubro, programação incluirá palestras, mesas redondas e minicursos

O Congresso de Ensino e Pesquisa (COENPE) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) é um evento anual, destinado a estudantes de graduação e de pós-graduação, pesquisadores, residentes e profissionais interessados em atualização e divulgação de assuntos em saúde.

Em sua segunda edição, o congresso traz o tema “Compartilhando experiências do cuidar”, e a programação contemplará palestras, minicursos e apresentações de trabalho na forma de pôster. Os assuntos abordados serão: Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde Indígena, Tanatologia, Tecnologias de Saúde e Pesquisa Clínica.

“Para nós, a segunda edição do Congresso de Ensino representa a oportunidade de valorizar a produção científica realizada no HU-UFGD. É também um momento de aproximação entre ensino e assistência à saúde, além de proporcionar troca de conhecimentos e atualização para acadêmicos e profissionais”, comenta a gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFGD, Renata Maronna Praça Longhi.

Para a coordenadora da Comissão Científica do II COENPE, Cândida Aparecida Leite Kassuya, a crescente procura pelas inscrições, bem como o número de trabalhos submetidos para aprovação, demonstra que o evento tem alcançado os objetivos junto à comunidade acadêmica. “Este ano recebemos aproximadamente 100 resumos científicos e estamos trabalhando para que, a cada ano, o Congresso de Ensino e Pesquisa seja mais representativo, divulgando e desenvolvendo as pesquisas do HU-UFGD e contribuindo para conciliação da assistência com o Ensino e Pesquisa.”, afirma a professora.

Entre os temas previstos para as palestras, estão o ensino de Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia, a história da Maternidade do HU-UFGD, resistência antimicrobiana em infecções puerperais e neonatais, tanatologia infantil, apoio à decisão médica, pesquisa clínica, além de discussões sobre via de parto, experiência com doulas comunitárias no HU-UFGD, cuidados paliativos, atendimento materno-infantil e vivência de parteiras tradicionais indígenas.

Os minicursos previstos na programação também trazem temática variada, como Shantalla, métodos não farmacológicos de alívio da dor no trabalho de parto, desnutrição hospitalar, plantas medicinais e fitoterapia no SUS, informática em saúde e vacinação em gestantes.

Confira toda a programação, inclusive os horários de apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso das Residências, no site do evento: www.coenpe-huufgd.com