Começa a terraplenagem da nova indústria da Coamo em Dourados

Indústria da Coamo Agroindustrial Cooperativa em Dourados tem previsão de entrada em operação para 2019 - Assessoria
Indústria da Coamo Agroindustrial Cooperativa em Dourados tem previsão de entrada em operação para 2019 – Assessoria

Foram iniciadas as obras da nova indústria da Coamo Agroindustrial Cooperativa em Dourados (Sudoeste do Mato Grosso do Sul) que resultará nas unidades de processamento de soja e refinaria de óleo de soja, com previsão de entrada em operação para 2019.

“O estágio atual das obras encontra-se na fase de execução de terraplenagem, que é mais conhecida no popular como ´terraplanagem´. Atualmente estão sendo feitos os trabalhos de escavações para deixar o terreno aplainado, a execução da drenagem e logo após, será iniciada a pavimentação no local”, informa o engenheiro Emerson Mansano, gerente da Indústria da Coamo em Dourados.

Mansano informa que atualmente estão trabalhando na obra cerca de 100 trabalhadores contratados pelas empresas empreitadas para a execução da obra, mas nos próximos meses este número subirá para mais de 200 pessoas.

O novo empreendimento da Coamo constará de uma indústria de processamento de soja para 3.000 toneladas de soja/dia, produção de farelo e óleo, e uma refinaria para 720 toneladas/dia de óleo de soja refinado, equivalente a 15 milhões de sacas de soja /ano.

A cooperativa está investindo um montante de R$ 650 milhões e a previsão é de que as obras sejam concluídas em 2019. Esses novos investimentos da Coamo em Dourados foram aprovados pelo associados em Assembleia Geral Extraordinária, realizada em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná).

O superintendente Industrial da Coamo, Divaldo Correa, destaca a ampliação da produção industrial da Coamo com a instalação das duas fábricas em Dourados. “A Coamo aumentará sua capacidade diária total de processamento de soja das atuais 5.000 para 8.000 toneladas/dia, equivalente a 40 milhões de sacas/ano, e a capacidade de refino das 660 toneladas/dia para 1.380 toneladas de óleo de soja refinado/dia. O novo investimento irá gerar mais de 350 empregos diretos e durante o período de construção prevemos um total de 2.000 empregos diretos e indiretos”.

Sobre a COAMO

Fundada em 28 de novembro de 1970, por um grupo de 79 agricultores em Campo Mourão, na região Centro-Oeste do Estado do Paraná, a Coamo é uma cooperativa forte que garante segurança e solidez, e promove o desenvolvimento econômico, técnico, educacional e social dos seus associados.

A Coamo conta com 118 unidades localizadas em 68 Municípios nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, para recebimento da produção agrícola dos mais de 28 mil associados.

Na Coamo, os 7.343 funcionários efetivos, com suas competências funcionais, são responsáveis pela condução das operações e atividades da cooperativa.

A Coamo respondeu, em 2016, por 3,5% da produção brasileira de grãos e fibras, demonstrando sua importância estratégica na produção de alimentos em âmbito nacional e internacional. A cooperativa conta com uma capacidade de armazenagem de 6.173.794 toneladas para o atendimento das necessidades dos associados, sendo a soja o principal produto recebido, seguido pelo milho, trigo, café e outros.

A industrialização dos produtos recebidos objetiva agregar valor à produção dos associados e é feita em um parque fabril composto por indústrias de esmagamento de soja, fábrica de margarinas e gorduras vegetais, indústria de óleo de soja refinado, fiações de algodão, moinho de trigo e torrefação e moagem de café. Em Paranaguá, no litoral paranaense, a Coamo mantém terminal marítimo.

Com isso, a Coamo colhe os resultados do avanço tecnológico em suas atividades, resultando na melhoria do status socioeconômico dos associados. Para mais informações acesse www.coamo.com.be

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.