Surto de coronavírus já causou 1.381 mortes na China – Foto: EPA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a epidemia de Covid-19, infecção provocada pelo novo coronavírus, foi controlada no mundo. Na quinta-feira (13), a agência de Saúde da ONU disse que além dos casos na China, a doença se espalhou rapidamente apenas entre os passageiros de um navio de cruzeiro em quarentena em um porto do Japão.

O diretor-executivo do programa de emergências de saúde da OMS, Mike Ryan, disse que não há “aumentos dramáticos de transmissão fora da China”, além dos casos da embarcação Diamond Princess.

Confira a situação às 9h desta sexta-feira (14):
· 1.381 mortos na China (incluindo um no território semiautônomo de Hong Kong)

· 2 mortes fora da China (uma nas Filipinas, e outra no Japão)

· 63.932 casos confirmados na China

· 505 casos confirmados em outros 24 países

· China revê dados da epidemia de Covid-19 e reduz número de mortos

As autoridades de Saúde do Japão disseram que alguns dos passageiros idosos poderão desembarcar na sexta-feira (14). Até o momento, 219 viajantes testaram positivo para Covid-19.

Nos últimos dias a China relatou um aumento de quase 14 mil casos confirmados de infecção por coronavírus após uma mudança na metodologia de diagnóstico na província de Hubei. Apenas no epicentro da doença, exames laboratoriais poderão ser substituídos por avaliações clínicas.

Ryan disse em uma entrevista coletiva que a maior parte dos casos revistos na China não são recentes e aguardavam uma confirmação desde o início do surto. Ele também ressaltou que no final de semana, especialistas da OMS desembarcam em Pequim para contribuir com o combate a epidemia.

“Em termos da missão internacional, agora a equipe avançada e suas contrapartes chinesas finalizaram a abrangência do trabalho e o projeto da missão”, disse.

Do G1

Deputado Zé Teixeira