
Em março deste ano, Brasilândia recebeu autorização do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Sanesul, para investimentos em obras de saneamento básico no valor de quase R$ 15 milhões, visando à ampliação do sistema de esgotamento sanitário existente.
No total, a Sanesul viabilizou R$ 14,9 milhões para aumentar a capacidade de tratamento da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) em mais 20 litros por segundo. Ao mesmo tempo, a empresa vai executar mais rede de coleta nos imóveis e fazer as ligações.
Esse é mais um recurso com origem no Programa Avançar Cidades que permitiu com que a Sanesul, nos últimos 4 anos, conduzisse projetos em 46 municípios incluindo Brasilândia. O programa tem o objetivo de proporcionar investimentos nas necessidades básicas da população e o bom funcionamento das cidades promovendo melhorias nas condições de saúde e da qualidade de vida.
Brasilândia está entre as cidades com maior índice de cobertura de rede de esgoto e atingirá a universalização com mais essas obras autorizadas, tornando-se cidade modelo em saneamento com água tratada e rede de esgoto disponível para todos os moradores. Atualmente, a área de cobertura é 77,98%, já considerado um excelente índice.
Em parceria bem executada, o legislativo municipal, prefeitura, governo do estado e a direção da Sanesul garantiram, por meio da concessão dos serviços de água e esgoto, todos os recursos necessários para que o município alcançasse a universalização.
Localizada na região do Bolsão, a cidade completou 57 anos neste 25 de abril, com a certeza de que valeu a pena todo o empenho das instituições públicas para a promoção da melhoria das condições de saúde e da qualidade de vida dos moradores.