Com novos casos de Covid-19 confirmados em Caarapó, autoridades pedem atenção redobrada

Prefeito André Nezzi discute medidas de prevenção ao coronavírus com representantes da Usina Raízen e do Comitê Municipal de Prevenção à Covid-19 – Divulgação

Com a confirmação no último sábado (23) de dois novos casos de Covid-19 em Caarapó – são cinco os registros oficiais -, as autoridades sanitárias do município pedem atenção redobrada da população em relação às medidas de prevenção. A atual conjuntura exige a participação efetiva de todos para se evitar ao máximo a propagação da doença.

No sábado, o prefeito André Nezzi (PSDB) informou, via rede social, a testagem positiva para Covid-19 de dois indígenas empregados da parte agrícola da usina Raízen. “Conforme a empresa, recentemente foram realizados testes RC-PCR em seus funcionários indígenas, após a interrupção da prestação de seus serviços. Neste, a empresa informou que, dos 200 testes realizados, dois deram positivo em jovens com idade entre 20 e 22 anos. Outros funcionários que tiveram contato com eles testaram negativo”, postou o dirigente.

A confirmação dos casos da doença causada pelo novo coronavírus mobilizou as autoridades sanitárias municipais, que no domingo fizeram um verdadeiro pente fino na Aldeia Te’yikue, com participação de representantes do Comitê de Enfrentamento e Combate ao Covid-19, da Secretaria Especial de Saúde Indígena e da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

“Fizemos uma varredura e rastreamento dos dois casos positivos, bem como dos seus contactantes, a fim de fazer o monitoramento e isolamento destas pessoas para conter o avanço da contaminação dentro dos limites da aldeia. Já na aldeia contamos com o apoio dos voluntários que estavam na barreira sanitária, e fomos acompanhados pelo vice-capitão da aldeia, Sr. Guilherme, para nos ajudar na localização e também na comunicação da língua materna deles, o guarani”, informou o presidente do comitê, Sílvio Ueda. O resultado foi o isolamento dos contaminados e de um grande número de pessoas que permanecem em quarentena. Para a realização do trabalho, as autoridades sanitárias tiveram ainda o apoio da Secretaria Estadual de Saúde, Procuradoria Geral da União e da própria Raízen.

Na manhã de segunda-feira, o prefeito André Nezzi reuniu-se com o presidente do Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus e com diretores da usina Raízen, unidade de Caarapó, Ulisses Vieira e Soluede Tolon. “Na oportunidade, explicamos as medidas que estão sendo tomadas para manter em isolamento os dois indígenas funcionários da empresa, que testaram positivo para Covid-19, e também as pessoas mais próximas a eles que mantiveram contato com os mesmos nos últimos dias”, informou o prefeito.

“Desde já informamos que a Raízen tem nos dado toda atenção necessária e tem procurado nos auxiliar na medida do possível para dar um bom atendimento e acompanhamento a essas pessoas, evitando, com isso, que o vírus se propague na comunidade indígena e entre população caarapoense em geral”, acrescentou o dirigente.

“Pedimos a atenção redobrada de todos nesse momento em que novos casos começam a surgir em Caarapó. É importante que todos sigam as orientações das autoridades em saúde, evitem sair de casa, se saírem, usem sempre a máscara, lavem sempre as mãos, usem álcool em gel, evitem aglomerações, mantenham distância de outra pessoa no caso de filas, enfim, redobrem os cuidados”, alertou André Nezzi.

O prefeito de Caarapó destacou ainda a participação dos profissionais de saúde do município que, de forma “incansável”, têm enfrentado toda essa situação, atuando como verdadeiros “guerreiros” na linha de frente da batalha de enfrentamento da Covid-19 no município.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.