O Prefeito de Rio Brilhante, Donato Lopes – Assessoria

Na manhã deste sábado (21/03), a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Brilhante divulgou a existência de um caso notificado com suspeita de Coronavírus. Trata-se de um senhor de 63 anos de idade que recentemente esteve em viagem ao Nordeste, tendo passado também pelo aeroporto de Guarulhos/SP.

O paciente procurou o Hospital do município relatando sintomas correspondentes à infecção por CORONAVIRUS.

A equipe hospitalar imediatamente tomou as medidas orientadas pelo Ministério da Saúde, colocando o paciente em isolamento. Foi coletado material para exame no Laboratório Central de Mato Grosso do Sul, responsável pelo procedimento no Estado.

Ao tomar conhecimento da situação, bem como em face de medidas adotadas pelo Governo do Estado e Governo Federal, o Prefeito Donato Lopes da Silva publicou dois decretos com novas medidas para o município.

O Decreto número 28.310 declara Situação de Emergência em Rio Brilhante, determinando medidas excepcionais para o combate à PANDEMIA por CORONAVIRUS. Entre as ações está a autorização para compras de materiais para atendimento emergencial na Saúde.

Já o Decreto 28311 traz a determinação de suspensão do atendimento ao público nos órgãos Públicos Municipais e no comércio, bem como suspensão do transporte coletivo de pessoas no perímetro Municipal. O documento traz exceções, permitindo o funcionamento de mercados, farmácias, postos de combustíveis, bem como permite que seja feita comercialização através de entrega em domicílio para todo comércio local.

O prefeito Donato disse que “Ontem tivemos a boa notícia de que o outro caso suspeito de contaminação pelo Coronavírus foi descartado. No entanto o alerta deve ser redobrado, ainda mais com esse novo caso suspeito.”

Donato pediu ainda a colaboração de toda população “vivemos um momento em que é extremamente fundamental a colaboração de todos. Cada cidadão precisa fazer sua parte. Esses atos de hoje tem o principal objetivo de proteger nossa população dessa pandemia. Por isso, mais uma vez eu peço: fiquem em casa, sigam os procedimentos orientados pelo Pessoal da área da saúde. Vamos fazer todo esforço para conter a propagação desse vírus.”

Orteco