A iniciativa, do Setor de Administração, divulga dados sobre compras, licitações, empenho, e recebimento de bens permanentes e apuração da responsabilidade de fornecedores

Como forma de dar maior transparência às ações da administração, desde o início deste mês o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) passou a disponibilizar, em tempo real, dados sobre suas compras, licitações, empenhos, recebimento de bens e processos de apuração de responsabilidade. O projeto, denominado “Gestão à Vista”, além de divulgar indicadores, promove a prestação de contas dos atos administrativos da instituição.

Todo esse processo de publicidade de ações já vem sendo feito há anos pelo Setor de Administração do hospital, mas foi aprimorado para que as informações sejam atualizadas minuto a minuto por meio de uma ferramenta que possibilita transformar os dados em relatórios de fácil compreensão e acesso simplificado em computadores e dispositivos móveis.

O chefe do Setor de Administração do HU-UFGD, Ricardo Brito, explica que a ferramenta escolhida – o aplicativo gratuito Power BI, da Microsoft – permite que toda a comunidade consulte as informações pelo site do hospital e navegue por suas funções.

“Além de visualizar todos os dados, a pessoa que está consultando pode clicar com o botão esquerdo nos gráficos para acessar o contexto daquele indicador, e com o botão direito para verificar os registros que os compõem, possibilitando assim, além da visualização, a análise das informações”, expõe.

São disponibilizados dados detalhados sobre os processos de compras e licitações em andamento e os já finalizados no ano corrente, os empenhos e recebimento de bens permanentes (equipamentos) e os processos de apuração de responsabilidade de fornecedores. A previsão é de que, até o fim de 2018, novas categorias de informações sejam incluídas na ferramenta.

Brito afirma que o projeto “Gestão à Vista” é uma maneira inovadora de atribuir transparência à gestão do HU-UFGD, cumprindo o que estabelece a Constituição Federal no que tange ao princípio da publicidade, e também a Lei de Acesso à Informação, que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação de informações de interesse público.

Para acessar a ferramenta do “Gestão à Vista”: http://www.ebserh.gov.br/web/hu-ufgd/indicadores-hugd/indicadores-administrativos