Mundo Senai é realizado anualmente em todas as unidades do Senai – Assessoria

Imagine um dia de “portas abertas” de uma indústria, com a possibilidade de conhecer toda a linha de produção. É mais ou menos assim que funciona o Mundo Senai, evento que é realizado anualmente em todas as unidades da instituição no Brasil e que neste ano será nesta quinta-feira (08/11) e sexta-feira (08/11).

Em Mato Grosso do Sul, o evento será promovido nas unidades de Aparecida do Taboado, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Rio Verde, Sidrolândia e Três Lagoas e a expectativa é de receber 11 mil visitantes durante os dois dias.

Segundo o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, o evento busca apresentar orientação profissional aos jovens, despertar o interesse das pessoas pelo mundo da indústria e mostrar a moderna infraestrutura que o Senai oferece em educação profissional e tecnologia.

“É uma oportunidade única para que as pessoas possam conhecer de perto nossas ações e começar a se interessar por esse mundo. Abrimos as portas para todos, atingindo não só as pessoas para as quais normalmente direcionamos nossos esforços, que são do ramo industrial, mas àqueles também que não conhecem os serviços do Senai”, afirmou Rodolpho Mangialardo.

Ele reforçou que, para os que gostam de tecnologia, o Mundo Senai é o espaço certo, pois os visitantes poderão conferir demonstrações de uso dos mais modernos equipamentos e máquinas do mercado em diversas ocupações. “O evento apresentará aos jovens, escolas, empresas e comunidade em geral a infraestrutura do Senai, o universo das profissões, a formação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais por meio de palestras, mostras tecnológicas, minicursos e visitas aos laboratórios que simulam o dia a dia da indústria”, completou.

Indústria 4.0

O Mundo Senai mostrará que a instituição está inserida e preparada para a 4ª Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0, com tecnologias mais complexas, que exigirão novas formas de trabalho e profissionais com novas habilidades e competências. Nesse contexto, haverá palestras explicando sobre essa nova realidade e seus impactos no modelo de produção.

Ainda falando em tecnologia e inovação, a mostra tem em sua programação o famoso “Grand Prix”, uma corrida de inovação aberta em que as equipes multidisciplinares, chamadas escuderias, criam, desenvolvem e prototipam soluções inovadoras para um desafio lançado por uma indústria de Mato Grosso do Sul em tempo real. É uma demonstração da combinação entre métodos de inovação aberta, criatividade orientada para resultados, conceitos de empreendedorismo, redes colaborativas e profissionais.

Também haverá uma exposição com os projetos inovadores elaborados e prototipados pelos alunos dos cursos de qualificação profissional do Senai em resposta às demandas da indústria sul-mato-grossense como resultado de uma metodologia que prima pela prática integradora entre o ambiente escolar e os desafios tecnológicos apresentados pelas empresas.

Plataforma Mundo Senai

Escolher uma carreira ou mudar de rota no mercado de trabalho é tarefa complexa e, muitas vezes, angustiante. O Senai Nacional decidiu utilizar inteligência artificial para ajudar jovens e profissionais a tomar decisões mais acertadas nesse momento crucial.

O serviço de orientação profissional, a partir de características socioemocionais, já está disponível gratuitamente na plataforma Mundo Senai (mundosenai.com.br), site que reúne ainda vagas de emprego e de estágio, guia de profissões da indústria e informações sobre cursos para quem deseja se qualificar.

O diretor-geral do Senai Nacional, Rafael Lucchesi, explica que tanto a plataforma quanto o evento buscam orientar os jovens sobre as carreiras da indústria e ajudá-los a escolher uma profissão de acordo com seu perfil. “O objetivo é oferecer uma orientação para o jovem na escolha da profissão e apresentar as ocupações industriais, principalmente com formação técnica, que são bem remuneradas e modernas”, explicou.

“O usuário do Mundo Senai terá uma análise socioemocional que vai ajudá-lo a escolher de forma mais completa e não apenas com base na preferência por uma disciplina como ocorre normalmente”, Rafael Lucchesi, completando que o Mundo Senai utiliza o Watson, ferramenta de serviços cognitivos da IBM, para analisar 92 características socioemocionais do usuário, como extroversão, amabilidade, autodisciplina, entre outras.

A ferramenta indica então as profissões da indústria mais adequadas ao perfil desenhado e os cursos existentes. A experiência do Senai com o Watson será apresentada na conferência Think, da IBM, que ocorrerá em São Francisco, nos Estados Unidos, em fevereiro de 2019.

Na plataforma, o usuário terá também informações sobre as vagas de emprego e estágio, organizadas por localidade e especialidade, assim como o histórico da demanda das empresas por funcionários a partir de dados do Ministério do Trabalho. No guia de profissões, será possível saber detalhes das atividades desenvolvidas por profissionais da indústria e os salários médios de cada profissão, sendo que os interessados ainda poderão conhecer o currículo dos cursos e como se matricular.