Demonstrando dificuldades para respirar, o Papa Francisco precisou interromper a leitura de sua homilia neste domingo (9), no Vaticano. O episódio ocorreu durante a missa na Praça São Pedro pelo Jubileu das Forças Armadas, que reuniu militares de diversos países como parte das celebrações do Ano Santo de 2025.
Ao perceber o desconforto, o pontífice, de 88 anos, pediu desculpas e solicitou que o arcebispo italiano Diego Ravelli, mestre das celebrações litúrgicas pontifícias, continuasse a leitura. “Agora me desculpo um pouco e peço ao mestre que continue a leitura, por dificuldades na respiração”, disse Francisco, que foi aplaudido pelo público.
O Papa foi diagnosticado com bronquite na semana passada, o que já havia impactado sua agenda, levando-o a transferir audiências para a Casa Santa Marta, sua residência oficial no Vaticano.
Francisco, cujo nome de batismo é Jorge Bergoglio, teve parte de um dos pulmões removida aos 21 anos devido à presença de cistos, o que pode contribuir para sua fragilidade respiratória. Ainda assim, durante sua homilia, fez um apelo para que os militares evitem o “espírito de guerra” e resistam à “sedução pelo mito da força e pelo barulho das armas”, alertando contra a propaganda do ódio que divide o mundo. (Com AnsaFlash)



















