Com assistência do SENAI Empresa, indústria investe em segurança para máquinas e produtividade aumenta

Para garantir competitividade no mercado e crescer de forma sustentável, é fundamental que as indústrias invistam em inovações e tecnologias respeitando normas ambientais e sociais. Atendo a essa demanda, o SENAI Empresa oferece atendimento especializado, com assistência ao setor industrial. Em seu portfólio, o SENAI Empresa oferece serviços voltados para questões ambientais, modernização de máquinas e adequações industriais para garantir maior produtividade e redução de custos.

A assistência técnica oferecida pelo SENAI se baseia em metodologias associadas a três importantes pilares: uso eficiente de recursos e controle de poluição; questões sociais, como saúde e segurança do trabalho e impacto na comunidade; e econômicas, como consumo, incentivo e trabalho.

O engenheiro mecânico e coordenador do Programa SENAI de Manutenção Industrial e da Consultoria SENAI de Normas e Legislações, Jeancarlos Lucieto, explicou que muitas empresas procuram a assistência do SENAI para ajustar processos de produção ou melhorar questões de segurança. “Uma área que temos atuado muito é a de adequação industrial, com a elaboração de projetos de modernização de máquinas, equipamentos e ambientes industriais. Nesse caso, fazemos desde a análise de diagnósticos das necessidades, criação de plano de ação e acompanhamento de todo processo de atuação, dando todo o suporte necessário ao longo do projeto”.

Atuando há 33 anos no ramo de metalúrgica em Campo Grande, o empresário, João Nilson Castilhos de Morais, é um bom exemplo de quem conseguiu resultados positivos depois de receber assistência técnica do SENAI Empresa. No ano passado ele procurou o SENAI em busca de ajuda para adequar a fábrica à NR 12 – Norma Regulamentadora que estabelece como responsabilidade do empregador adotar medidas de proteção para o uso seguro de máquinas e equipamentos. A consultoria do SENAI começou em 2020 com a elaboração do projeto de atuação e implantação de mudanças. Em 13 meses prestando assistência à indústria, as adequações já estão sendo feitas e os resultados apareceram.

Com a consultoria técnica especializada do SENAI Empresa foi criado um plano de ações na indústria, desde adequações físicas nas máquinas, organização do espaço de produção, até desenvolvimento de dispositivos de segurança a automação. Tudo para garantir maior conforto para os colaboradores e um ambiente de trabalho seguro. Entre as alterações feitas na indústria estão: modernização de comandos elétricos, proteção de segurança nas máquinas e organização da logística de trabalho.

O empresário João Nilson Castilhos de Morais contou que, além dos resultados desejados em segurança do trabalho, as mudanças trouxeram também melhora no desempenho de produção. “Com as alterações já feitas em um dos quatro setores da nossa linha de produção percebemos uma melhora na qualidade de trabalho dos nossos colaboradores e no aumento de 15 até 20% na produtividade da empresa”.

O engenheiro mecânico, Jeancarlos Lucieto, explicou ainda a importância de investir em assistência técnica especializada para garantir bons resultados. “Esse caso mostra como o apoio de profissionais experientes e qualificados, elaborando projetos assertivos, o resultado para a empresa é muito positivo. Além de maior segurança, que era a necessidade da indústria, nós conseguimos também mais produtividade que é um fator extremamente importante para garantir a competitividade da empresa”.

SENAI Empresa conta com três unidades de energia renovável

O SENAI que sempre foi reconhecido pelo trabalho de formação profissional, atualmente também é uma das maiores empresas de prestação de serviços em tecnologia e inovação do Brasil. Apenas em Mato Grosso do Sul o SENAI tem três unidades dedicadas a esse tipo de serviço, são eles: Instituto SENAI de Inovação em Biomassa de Três Lagoas; Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas em Dourados e o SENAI Empresa em Campo Grande.

O SENAI Empresa oferece serviços de consultoria na área de gestão energética, como projetos de geração de energia renovável e energia solar. Atua também em processos produtivos de projetos de automação, otimização de layout fabril, gestão de manutenção e na área de adequação industrial, com a elaboração de projetos de modernização de máquinas, equipamentos e ambientes industriais. O SENAI já elaborou projetos de adequação para mais de 9 mil máquinas em Mato Grosso do Sul e outros estados.

Serviço

O empresário que tiver interesse em receber a assistência do SENAI Empresa pode entrar em contato pelos canais de comunicação:

Telefone: (67) 3311-8500

WhatsApp: (67) 99220-0974

e-mail: [email protected]

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.