Com apoio do Sesi, Campo Grande sedia etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Evento será nesta quinta-feira, 22, e segue até sexta-feira, 23, no Shopping Norte Sul Plaza – Divulgação

Realizada em Mato Grosso do Sul com apoio do Sesi, a maior olimpíada de robótica da América Latina vai começar nesta quinta-feira (22/08) segue até sexta-feira (23/08), em Campo Grande, em uma megaestrutura instalada no Shopping Norte Sul Plaza para sediar o evento. A etapa estadual da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) é gratuita e aberta ao público, e vai reunir na Capital estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Estado, que irão se enfrentar em disputas emocionantes de robôs de Lego.

A rede de ensino do Sesi vai participar com 13 times das sete escolas do Estado, localizadas em Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Maracaju, Naviraí e Aparecida do Taboado. Os alunos, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, compõem os times Lego Jedi Terminators, Lego Jedi Mixers, Lego Jedi Master, Fearless Robots, Tupitech Action, Tera Robotic’s One, MegaMentes, MegaMentes Two, Robots Soul, Nervous Mac, Master Mac, Ômegas Droids e Lego Vikings, que, na disputa, vão colocar em prática todo o conhecimento obtido nas aulas de robótica, que integram a grade curricular da escola, além de mostrar ao público o poder de transformação da robótica educacional.

“Aprender a programar, ler algoritmos, se deparar com problemas e encontrar soluções. Tudo isso faz parte da rotina dos alunos da Escola do Sesi graças às aulas de robótica, área que hoje é considerada estratégica para a indústria e que, desde os primeiros passos, faz parte da grade curricular da nossa rede de escolas do Sesi”, afirma o superintende do Sesi, Bergson Amarilla.

A gerente de Educação do Sesi, Simone Cruz, acrescenta que participação dos alunos na OBR 2019 é resultado da preparação constante dos alunos como futuros profissionais capacitados para atuar na nova era da indústria, a Indústria 4.0. “A robótica é um caminho importante e lúdico para desenvolver estudantes. Aquele aluno que se desenvolve na robótica está apto a entrar no universo da Indústria 4.0, uma área fundamental para a formação profissional”, analisa.

As equipes classificadas na etapa estadual seguem para a etapa nacional da OBR, realizada em conjunto com outros eventos nacionais de robótica, como a Competição Brasileira de Robótica (CBR) e renomados congressos e simpósios nas áreas de Robótica e Inteligência Artificial realizados pelas sociedades científicas que apoiam a OBR.

Programação

A cerimônia de abertura da OBR está marcada para as 13 horas de quinta-feira. Antes disso, técnicos e times estarão reunidos para aquecer os motores nas pistas de treinamento da competição. As primeiras rodadas entre os times começam às 14 horas e seguem por toda a tarde, até às 17 horas.

Na sexta-feira, rodadas eliminatórias começam às 8 horas e seguem até 10 horas. A partir das 13h30 terá início a competição entre as equipes finalistas, previstas para terminar às 16h30. Após análise da pontuação das equipes, será feito o anúncio dos times vencedores e realizada a cerimônia de premiação da etapa estadual.

Olimpíada Brasileira de Robótica – Etapa estadual

Data: 22 de agosto (quinta-feira) e 23 de agosto (sexta-feira)

Horários: 8h às 11h e das 13h às 17h (quinta-feira) e das 8h às 11h e das 13h30 às 17h (sexta-feira)

Local: Shopping Norte Sul Plaza, Av. Pres. Ernesto Geisel, 2.300 – Jardim Joquei Club, Campo Grande (MS)