Segundo a empresária, que é dona da Coxinhas e Delícias, empresa de salgados congelados e fritos em Campo Grande, foram necessárias poucas reuniões com os técnicos do Senai Empresa para montarem um plano de adequações que otimizaram a produção. “Mudamos o layout da empresa, seguindo o fluxo da produção, o que facilitou nosso trabalho, porque reduziu o tempo de deslocamento entre os funcionários”, comentou.
Além disso, outra mudança significativa para a economia de tempo foi a troca das embalagens dos salgados. Antes da consultoria, a empresa utilizava sacos com capacidade para armazenar 200 salgados. No entanto, os pedidos de clientes costumam ser feitos em quantidades múltiplas de 25, o que atrasava a produção, já que as responsáveis precisavam abrir as embalagens e contar os salgados separadamente.
Agora, se um cliente pede 25 salgados, Paula de Souza sabe que é preciso fritar ou entregar uma única embalagem. “Se o cliente pedir 50 salgados, serão duas embalagens e assim por diante. Isso fez toda a diferença para a produção, principalmente em casos de pedidos de salgados fritos, que são os que mais recebemos, porque essa contagem dos salgados atrasava muito os trabalhadores da área de fritura” destacou.
Com relação à economia dos custos de produção, a empresária reforçou que a consultoria permitiu uma reorganização da quantidade de salgados produzidos diariamente. “Fizemos um planejamento das vendas e percebemos que era possível diminuir a produção diária para evitar desperdício e descarte de salgados que perdem a qualidade com o tempo”, disse.
Na avaliação de Paula de Souza, a consultoria oferecida pelo SENAI Empresa foi fundamental para manter o ritmo da empresa nesse período de pandemia e incerteza na economia. “Não é um momento fácil para os empresários e eu fiquei realmente surpresa com os resultados alcançados. O que mais me deixou satisfeita foi o fato de não precisar fazer nenhum investimento extra, apenas pequenas adequações propostas pelos técnicos e que fizeram uma diferença enorme na empresa”, completou.
Sobre a consultoria
Segundo o gerente do Senai Empresa, Thales Saad, o trabalho tem como objetivo a redução de desperdícios, fundamental nesse período de pandemia para o contingenciamento de custos. Com um total de 20 horas, o serviço é gratuito para empresas que atenderem aos requisitos do programa, que são enquadramento dentro de micro e pequenas empresas e possuir ao menos uma atividade produtiva.
Thales Saad explicou que o trabalho, que é oferecido deste junho de 2020 e já atendeu aproximadamente 500 empresas em Mato Grosso do Sul, consiste em três etapas. “Na primeira, é realizado o pré-diagnóstico da empresa, para que possamos conhecer quais os impactos da pandemia no negócio, considerando demanda, processos e estoques. Na segunda etapa são avaliadas quais os tipos de desperdícios que podem ser atacados com objetivo de aumento de produtividade e na terceira etapa é realizado o monitoramento do plano de ação elaborado em conjunto com a empresa para reduzir os desperdícios”, detalhou.
As etapas 1 e 3 são realizadas de modo remoto por telefone, WhatsApp ou mesmo com ferramentas de vídeo conferência, enquanto na segunda etapa o consultor vai até a empresa para confirmar o diagnóstico, sensibilizar o cliente na importância da redução de desperdícios e elaborar o plano de ação. “O Senai já atua com consultorias de lean e mudanças de layout e agora temos uma única consultoria que reúne nossa expertise para ajudar as empresas do Estado num momento de crise como o que estamos vivendo”, completou o gerente do Senai Empresa
Serviço – Os interessados na consultoria do Senai EMPRESA podem obter mais informações pelo telefone (67) 9 9912-6608.