Cobertura vacinal contra a Covid-19 em Caarapó atinge 27% da população

Índice se refere à aplicação da 1ª dose; 13,8% dos caarapoenses já receberam a 2ª dose

Cidadão caarapoense é vacinado contra Covid-19 em unidade de saúde local – Divulgação

A vacinação contra a Covid-19 avança em Caarapó, na medida em que os órgãos governamentais da União e do Estado disponibilizam o imunizante. A população responde favoravelmente à vacinação, comparecendo às unidades de saúde, conforme convocação dos órgãos de saúde do município.

Boletim divulgado pelo Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica na última quarta-feira (12) indicava que, até aquela data, 27% da população de Caarapó já havia recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que, em números absolutos, soma 8.207 pessoas. A segunda dose foi aplicada em 4.157 caarapoenses, o equivalente a 13,8% da população.

O prefeito André Nezzi, por meio de suas redes sociais, reforçou as recomendações das autoridades sanitárias. “Mesmo com a vacinação, é preciso continuar com as medidas de prevenção, fazendo uso de máscaras e álcool em gel e evitando aglomerações”, disse o dirigente.

O mandatário caarapoense também comemorou o fato de o município ter evoluído para a denominada ‘bandeira laranja’, que melhora a classificação em relação aos riscos de contaminação pelo novo coronavírus. Na prática, essa cor de bandeira indica grau médio de contágio. Por essa razão, é possível flexibilizar algumas medidas de prevenção, como o toque de recolher, que passa a vigorar das 22h às 5h, conforme decreto municipal publicado nesta quinta-feira (13). A proibição de trânsito de pessoas no horário indicado no decreto – que antes era das 21h às 5h – vale até o próximo dia 26.

Em relação às medidas de combate à Covid-19 implantadas pelos municípios de Mato Grosso do Sul, as orientações constam do Programa de Saúde e Segurança na Economia (Prosseguir), criado pelo Governo do Estado com o objetivo de estruturar um método baseado em dados, informações e indicadores capazes de nortear os diversos agentes da sociedade, principalmente os entes públicos, a tomarem suas decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19.

O programa trata simultaneamente diferentes áreas afetadas pela pandemia – uma abordagem sanitária – de saúde – associada diretamente à segurança das atividades econômicas, não apenas para mitigar a doença, mas também e especialmente evitar a todo custo medidas ainda mais drásticas e restritivas, como o  lockdown.

O comitê do Prosseguir é formado pela Secretaria de Governo, de Saúde, de Justiça e Segurança Pública, de Administração, de Fazenda, Procuradoria Geral do Estado, Controladoria Geral do Estado e Consultoria Legislativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, sob a coordenação técnica da Secretaria-adjunta de Saúde e Superintendência de Gestão Estratégica, órgão da Secretaria de Governo.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.