Cinco tendências das geladeiras do futuro

As smart fridge ou geladeiras inteligentes possuem inúmeros recursos que garantem melhor estocagem de alimentos e uso mais eficiente do refrigerador.

Em 2019, o Brasil registrou 230 milhões de smartphones em uso no país. E, se esses aparelhos, com acesso à internet, câmeras potentes e tela touch screen, já não são nenhuma novidade, os consumidores brasileiros ainda se surpreendem com os eletrodomésticos que têm essa mesma pegada “smart”.

A indústria já tem desenvolvido diversos equipamentos tecnológicos que procuram deixar o dia a dia doméstico mais integrado, rápido e eficiente. Estamos falando de aparelhos de ar condicionado, lavadoras, secadoras e fogões. Outro equipamento tecnológico que tem sido desenvolvido são as geladeiras smarts ou geladeiras inteligentes.

Além do design mais moderno e inovador, esses eletrodomésticos refrigeradores contam com inúmeras funções “tecnológicas”, como regulagem de temperatura por aplicativos, avisos quando a estocagem de alimentos está baixa e tecnologia que ajuda a melhorar a vida útil de alimentos naturais, chamada de vitamin protein.

É claro que tantos recursos tecnológicos têm um preço e ele não costuma ser baixo. Mas a boa notícia é que diversas empresas já têm criado linhas mais em conta com esse tipo de tecnologia. Assim, o que se observa no mercado de produtos eletrodomésticos é um avanço irreversível de produtos do tipo “smart” para todos os tipos de público.

História das geladeiras

A geladeira é um aparelho tão comum no cotidiano das pessoas que é praticamente impossível imaginar que, um dia, a humanidade já viveu sem as maravilhas da refrigeração.

Mas o fato é que esse equipamento tão necessário para o nosso conforto demorou a ser inventado. Os primeiros idealizadores do produto chamavam-no de “gelo artificial”, porque era a água em estado sólido que geralmente garantia a conservação de alimentos.

Criar o tal “gelo artificial” não foi missão fácil. A geladeira doméstica só foi concretizada por volta de 1890 e se baseou no modelo utilizado pela indústria cervejeira da Alemanha. Nos Estados Unidos, as primeiras geladeiras só chegaram aos consumidores na década de 1910.

Geladeiras do futuro ou smart geladeiras

E se os primeiros modelos de geladeiras eram pequenos — do tamanho de um frigobar — e simples — porta pequena e somente com prateleiras —, hoje em dia, esses equipamentos esbanjam recursos tecnológicos.

Há quem chame essa nova geração de produtos de “geladeira do futuro”, mas a indústria já tem adotado o nome “smart fridge” ou geladeira inteligente, seguindo a tendência de nomenclatura de outros produtos.

Principais recursos ou tendências das smart fridge

Podemos falar em principais recursos dessas geladeiras tecnológicas, mas também poderíamos falar em principais tendências, uma vez que a indústria de eletrodomésticos indica que, de fato, os produtos poderão até ter uma pegada retrô, mas continuarão a se valer de todas as tecnologias possíveis.

Tecnologia de conservação dos alimentos

Uma das principais tendências das smart geladeiras são as tecnologias que garantem a conservação de alimentos, especialmente os naturais, como frutas, verduras e legumes. Com um sistema de iluminação que simula a luz solar, essas geladeiras ajudam a aumentar a vida útil desses produtos.

Sistema autolimpante

Outra funcionalidade das geladeiras inteligentes é o sistema autolimpante, que promete garantir mais higiene e longevidade para os produtos estocados no refrigerador.

Embora esse recurso varie de geladeira para geladeira, de forma geral, ele se baseia em filtros de carbono que purificam o ar. Há também geladeiras com filtros antibacterianos. Lâmpadas de LED também podem ser utilizadas para ajudar nesse sistema autolimpante.

Portas duplas para maior eficiência energética

Há quem pense que as portas duplas nas geladeiras são um luxo desnecessário. Porém, esse sistema foi desenvolvido pensando-se, basicamente, na eficiência energética dos aparelhos refrigeradores.

É que as geladeiras com duas portas permitem que o consumidor separe os produtos que mais utiliza dos que não são tão acionados e, por isso, podem ficar sob uma temperatura mais baixa. Com isso, evita-se um super ou um sub refrigeramento dos alimentos, ou seja, aumenta-se a eficiência energética.

Além de melhorar o desempenho da geladeira, esse sistema faz diminuir o consumo de energia. Em outras palavras, resulta em economia para o consumidor.

Geladeiras conectadas

Outro ponto positivo das smart fridge é a possibilidade de deixá-las conectadas a aplicativos que têm diversas funcionalidades, como o ajuste de temperatura e o acionamento do sistema autolimpante. Também há apps que indicam quando a estocagem de alimentos está baixa, isto é, quando é necessário realizar uma nova compra.

Essa solução é para quem gosta e investe na chamada Internet das Coisas (Internet Of Things – IoT, em inglês). A promessa da indústria é deixar o dia a dia doméstico mais integrado e com soluções mais fáceis.

Ver alimentos sem abrir a geladeira

Quem nunca abriu a geladeira para pensar? Pois bem, esse hábito será cada vez mais raro porque diversas marcas têm investido no chamado insta view, uma tela de vidro preta que fica clara com duas batidas leves. Com isso, é possível que a pessoa veja o que tem dentro da geladeira sem precisar abri-la.

Esse é outro recurso, portanto, que promete ajudar na diminuição do consumo energético.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.