Chef de MS Paulo Machado fará dois eventos internacionais nos próximos dias

Gastronomia do Estado e do Pantanal será destaque em eventos de Nova York e de Londres

Chef Paulo Machado – Crédito: Lucas Possiede

O chef sul-mato-grossense Paulo Machado, um dos nomes proeminentes quando se trata de elevar a gastronomia regional, vai participar de dois eventos internacionais nos próximos dias, levando na bagagem ingredientes típicos e receitas que são releituras de pratos tradicionais do Estado. Em Nova York, na próxima sexta-feira (30) e no dia 1º de novembro, ele fará cooking shows que integram a programação da Visit Brasil Gallery, que nesta edição tem o Pantanal como tema e busca apresentar o bioma e suas potencialidades para o público estrangeiro.

“O que eu procuro levar, além de ingredientes especiais e artesanais que a gente tem na nossa região, como, por exemplo, o doce de leite do Recanto Ecológico Rio da Prata, são os cortes e as técnicas também. A gente tem o jeito de fazer a linguiça de Maracaju, que é preparada com carne bovina, nosso arroz carreteiro, que é feito com corte lampinado, os pratos com peixes, como o ceviche da pescaria e o sashimi de piloteiro, e até nosso jeito de consumir mandioca e milho, tudo com muita naturalidade e sabor”, resume Paulo Machado.

O evento de NY, realizado na Detour Gallery, de 29 de outubro a 2 de novembro, foi criado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur/Visit Brasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Mato Grosso do Sul participa também com a Fundação de Turismo de MS (Fundtur), representada pelo seu diretor-presidente Bruno Wendling, e com o conselheiro da SOS Pantanal Roberto Klabin. Paulo Machado vai apresentar pratos como uma releitura do macarrão de comitiva e um drink de tereré. A chef Ariani Malouf participa representando o estado do Mato Grosso.

“É uma ação inédita, pois pela primeira vez a Embratur convida o Pantanal para participar dessa galeria, que a cada edição tem foco em um bioma e agora volta seu olhar para o Pantanal, e os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul vão mostrar todo o potencial turístico da região, com galeria de arte, fotos, documentários, rodas de conversa e também cooking shows, dos quais participarei em duas datas distintas e vou cozinhar para cerca de 150 pessoas”, completa o chef.

Já em Londres, no dia 5 de novembro, Paulo Machado participa pela terceira vez da World Travel Market London (WTM), considerada a maior feira mundial de viagens e turismo. Ele fará uma apresentação ao vivo para mostrar pratos típicos do Pantanal e de Mato Grosso do Sul, no stand do Brasil, e participará de um bate-papo onde vai apresentar o Brasil Food Safaris, seu projeto de safaris gastronômicos que já trouxe mais de uma centena de pessoas para conhecer Mato Grosso do Sul e sua gastronomia. Os pratos apresentados no evento serão o ceviche pantaneiro com chips de banana-da-terra e a chipa com doce de leite.

“Eu sinto que a gastronomia de Mato Grosso do Sul está cada vez mais forte e consolidada para o público brasileiro e internacional. As pessoas passaram a entender nossa gastronomia como uma cozinha única ligada aos movimentos do Pantanal, como a comitiva, as fazendas, o turismo rural, e toda essa parte ligada à culinária caipira, que o Brasil tem em vários lugares, mas a cozinha pantaneira tem suas especificidades. Então, levar isso para eventos internacionais de grande porte é, mais uma vez, trabalhar pela consolidação dessa gastronomia, que eu carrego para os quatro cantos do mundo com o maior orgulho”, afirma Machado.

Serviço: Mais informações sobre o chef Paulo Machado e seus próximos projetos pelos perfis do Instagram: @chefpaulomachado @institutopaulomachado e @foodsafaris.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.