Champions: City x Napoli e Real x Tottenham: duelos de líderes marcam rodada

Em Manchester, os melhores da Inglaterra e Itália se enfrentam em confronto com várias trocas de elogios entre treinadores. Em Madri, merengues e Spurs lutam pela ponta do Grupo H

A rodada desta terça-feira da Liga dos Campeões reúne dois duelos de líderes. Em Manchester, os invictos e soberanos na Inglaterra e na Itália se enfrentam: o City, de Pep Guardiola, recebe o Napoli, de Maurizio Sarri. No Santiago Bernabéu, Real Madrid e Tottenham fazem confronto direto pela liderança do Grupo H. E proporcionam o embate entre dois grandes artilheiros do momento: Cristiano Ronaldo e Kane, que terá seu grande teste da temporada pelos Spurs. As duas partidas começam às 16h45 (de Brasília).

O duelo azul entre Manchester City e Napoli é o encontro de duas das equipes com melhor início na temporada europeia. Os ingleses ainda não perderam. Venceram 10 e empataram uma de suas 11 partidas. Os italianos tropeçaram apenas uma vez. Perderam um jogo e venceram 11 de seus 12 compromissos na temporada até agora. A única derrota foi contra o Shakhtar Donetsk, na estreia pela Liga dos Campeões. As ótimas fases dos dois times renderam trocas de elogios entre os dois treinadores.

– Nós precisamos nos adaptar para o Napoli. Eles têm um estilo de jogo diferente do que vemos no Campeonato Inglês. O Napoli faz muitas coisas e todas essas coisas que eles fazem, fazem perfeitamente. Eles não são um time que vai esperar, vão tentar nos pressionar e podem construir as jogadas tanto pelo meio quanto pelas laterais – avaliou o espanhol Pep Guardiola, comandante dos azuis de Manchester.

Maurizio Sarri, à frente dos napolitanos pela terceira temporada seguida, foi além. Considera os rivais desta terça como os melhores da Europa no momento. Acima até do que o Real Madrid bicampeão europeu.

– A sensação que tenho vendo o jogo do Man City, não tive nem vendo o Real Madrid no ano passado. Sempre senti que meu time poderia ser duro contra os oponentes, mas desta vez, acho o Man City um formidável time – comentou o treinador italiano.

Aos 58 anos, Maurizio Sarri ainda busca o seu primeiro grande título como treinador. A grande campanha no Campeonato Italiano com o Napoli anima o time do sul italiano. Por sua vez, Pep Guardiola, aos 46 anos, persegue sua quarta Liga dos Campeões, a terceira como treinador. Ainda soma seis campeonatos nacionais por Barcelona e Bayern. Tudo isso faz Maurizio Sarri crer que estará diante de um treinador revolucionário.

– Gostaria de agradecer Pep Guardiola porque ele disse várias coisas legais sobre nós. Seus elogios são bem-vindos, porque, no momento, ele é o maior técnico do mundo. Há 25 anos, Arrigo Sacchi foi pioneiro, e em alguns anos, nós veremos que Guardiola será igualmente influente. Se Guardiola nos elogiou, estamos muito felizes – declarou Sarri, em referência ao técnico italiano bicampeão europeu com o Milan e vice-campeão do mundo com a Itália em 1994.

No Manchester City, a presença do atacante Kun Aguero pode ser uma novidade. Ele se recuperou antes do esperado de uma fratura na costela ocasionada por um acidente de trânsito. Ele deve ficar no banco de reservas. O Napoli não tem o atacante Milik, que passou por cirurgia no joelho.

Real x Spurs: liderança em jogo no encontro de artilheiros

No Santiago Bernabéu, Real Madrid e Tottenham disputam diretamente a liderança do Grupo H. Ambos estão com seis pontos e devem ficar com as duas vagas da chave. Borussia Dortmund e Apoel, que se enfrentam no Chipre, estão zerados. A partida entre merengues e Spurs será o grande teste para Harry Kane. O atacante da equipe inglesa é o artilheiro da Liga dos Campeões, com cinco gols em dois jogos. Diante do atual bicampeão e fora de casa, ele tem o desafio de manter sua média. Mas Kane já fez o suficiente para ganhar a atenção de Zinedine Zidane, técnico do Real.

– Ele é bom em tudo e está sempre pensando no gol em tudo que faz. Não sei o que acontecerá no futuro (possível saída de Kane do Tottenham). Mas no presente, o que ele tem feito faz dele um jogador muito importante, peça-chave. É completo. Não parece ser o cara, mas no fim, ele é – avaliou o treinador, que no último sábado, na vitória por 2 a 1 contra o Getafe pelo Campeonato Espanhol, completou 100 partidas à frente dos merengues.

Pelo lado espanhol, outro artilheiro pede passagem. Com quatro gols, Cristiano Ronaldo vai muito bem na Liga dos Campeões. No entanto, no Campeonato Espanhol, onde cumpriu quatro jogos de suspensão, balançou as redes apenas uma vez. O português merece a atenção dos ingleses, claro. Mas o técnico dos Spurs, o argentino Mauricio Pochettino, ressalta que não deve focar apenas no camisa 7.

– (Ronaldo) é um jogador muito importante, mas eles têm vários jogadores bons. Eles são um clube fantástico, mas você precisa de contribuições de todoo elenco para ganhar títulos. Cristianoé como Messi, têm um grande impacto sobre o time. É um dos melhores do mundo, isso é claro – analisou o treinador do Tottenham.

As duas equipes fizeram uma das quartas de final em 2011, quando os Spurs tiveram sua melhor campanha na Liga dos Campeões. Na oportunidade, Modric e Bale defendiam o lado inglês. O Real venceu o jogo de ida na Espanha por 4 a 0 e, na Inglaterra, superou o rival por 1 a 0. Nesta terça, o Tottenham voltará ao Santiago Bernabéu pela primeira vez. O croata reencontrará a ex-equipe, mas o galês, lesionado, estará fora.

Além de Bale, o Real também não tem Kovacic e Carvajal, também entregues ao departamento médico. O principal desfalque do Tottenham é o jovem Dele Alli, suspenso.

Jogos desta terça

Grupo E

  • 16h45 Maribor x Liverpool (com acompanhamento em Tempo Real no GloboEsporte.com)
  • 16h45 Spartak x Sevilla

Grupo F

  • 16h45 Manchester City x Napoli (com acompanhamento em Tempo Real no GloboEsporte.com)
  • 16h45 Feyenoord x Shakhtar

Grupo G

  • 16h45 Monaco x Besiktas
  • 16h45 RB Leipzig x Porto

Grupo H

  • 16h45 Apoel x Borussia Dortmund
  • 16h45 Real Madrid x Tottenham

Do Globo Esporte