Atividade realizada na Prefeitura de Dourados foi voltada para profissionais de saúde

Palestra trouxe dados levantados sob direcionamento da Sems – Foto: A. Frota

Na manhã desta quinta-feira (04), o Cerest (Centro Regional em Saúde do Trabalhador) desenvolveu ação com os profissionais da Atenção Básica de Dourados. Palestra e dinâmicas aconteceram no auditório da Prefeitura de Dourados com ênfase em promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos relacionados ao trabalho.

De acordo com a coordenadora do Cerest, Alessandra de Jesus da Silva Santos, um levantamento realizado em 2018 com profissionais lotados nas unidades básicas de saúde constatou a necessidade de um trabalho com abordagens sobre a LER (Lesões por Esforço Repetitivo) e saúde mental e esse tem sido direcionado pelo Centro, conforme direcionamentos da Secretaria Municipal de Saúde.

“Dentro das demandas existentes estamos trazendo ações. A enfermeira Loreta Lacerda explana sobre os dados e a fisioterapeuta Camila Fukuda traz um treinamento para os que atuam na Atenção Básica para prevenção de LER”, destaca, lembrando que outras serão traçadas, voltadas para a saúde mental.

A atividade também é parte de programação voltada para o Abril Verde, reconhecido como o mês que traz o alerta da prevenção de acidentes de trabalho.

O secretário-adjunto de Saúde, Vagner Costa, falou sobre a importância de ações que enfatizem qualidade de vida e prevenção de acidentes de trabalho. Ele recordou que recentemente Dourados registrou situação de morte por conta de acidente de trabalho e reforçou que o Cerest tem acompanhado a situação.

Outro ponto destacado por Vagner é a constituição de ações com base nos dados do levantamento o que traz mais solidez.

“Esse trabalho com a Atenção Básica posteriormente será estendido para outros eixos. Temos muito a agradecer o empenho dos profissionais da saúde. Temos buscado melhorias nesse sentido, um exemplo é que inserimos 186 novos servidores ao quadro. Sabemos que ainda não é suficiente e estamos trabalhando para levar melhorias em todos os eixos”, disse ao reforçar que este tipo de encaminhamento é uma das metas do Plano Municipal de Saúde.

Cerest

O Centro é um serviço do SUS (Sistema Único de Saúde) que visa atender às questões relativas à saúde dos trabalhadores, para melhorar a sua qualidade de vida, desenvolvendo ações que busquem a promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos relacionados ao trabalho.

O trabalho acontece tanto em instituições públicas como privadas.

O Cerest é situado na avenida Weimar Gonçalves Torres, n° 4225.  O telefone para contato é: (67) 3428-2494 ou (67) 3428-2400.