Centro Internacional de Negócios defende estreitamento de relacionamento entre MS e Argentina

Ao participar do “1º Encontro Oportunidades de Negócios com a Argentina – Potencial do Comércio Bilateral”, realizado nesta quinta-feira (28/03) pelo Consulado Geral da República Argentina no Brasil, em parceria com a Fiems, Fecomércio, Sebrae/MS e Governo do Estado, o superintendente do IEL, José Fernando do Amaral, defendeu o estreitamento das relações comerciais entre Mato Grosso do Sul e Argentina.

“Essa é mais uma ação do CIN/MS (Centro Internacional de Negócios de Mato Grosso do Sul) de aproximar um país irmão como a Argentina para desenvolver novos negócios com o Estado. Já estamos fazendo muito bem isso com o Paraguai e agora esse evento é aumentar a relação comercial do Estado com outros países”, pontuou José Fernando.

Ele acrescenta que o objetivo é fomentar esse ambiente de negócios e esse encontro é apenas o primeiro passo para estreitar as relações com os argentinos. “Futuramente pretendemos desenvolver outras ações, como missões para a Argentina para que nossos empresários conheçam de perto as oportunidades de negócio e também para proporcionar um ambiente de negócios”, afirmou.

Segundo a coordenadora do CIN/MS, Nathália Alves, o evento foi uma excelente oportunidade para estimular o fomento das exportações de produtos do Estado para a Argentina. “Já existe uma Câmara de Comércio da Argentina e esse é o primeiro evento para apresentar essa câmara aos empresários como mais uma ferramenta para buscar informações tanto para quem quer exportar como para quem quer importar da Argentina, que é um dos nossos principais parceiros comerciais”, explicou.

Para o cônsul-geral da República Argentina, Luis Castillo, esse encontro foi um primeiro passo para desenvolver ações entre os dois países para estreitar as relações comerciais. “Hoje aqui é apenas um momento para apresentar as oportunidades de negócios que os brasileiros, em especial os sul-mato-grossenses, podem estabelecer com a Argentina. A partir daqui, buscaremos desenvolver outras ações, mas acredito que seja importante que os empresários daqui também viajem para a Argentina para ver de perto a realidade de lá”, disse.

Palestra

O diretor da Câmara de Comércio de São Paulo, Gustavo Segré, apresentou aos empresários presentes no encontro as oportunidades de negócio, fazendo um breve relato sobre a história das relações entre Brasil e Argentina desde 1972. “Hoje há um grande superávit comercial a favor do Brasil em Mato Grosso do Sul em relação à Argentina. Existe queda das exportações argentinas para o Brasil todos os anos desde 2010, enquanto há um crescimento das importações de produtos brasileiros na Argentina”, apontou.

Ele ainda destacou que é preciso que os empresários brasileiros foquem em produtos fáceis de vender e busquem negócios pensando numa economia em crise na Argentina. “O principal produto brasileiro exportado do Brasil é a soja, um produto que a Argentina também produz, mas o ideal seria juntar escalas de produção. Mas também não devemos focar em produtos que já têm uma boa aceitação lá, porque eles também já têm seu mercado. A ideia é pensar em produtos que podem conquistar um novo mercado”, completou.

Parceiros

Anfitrião do evento, o diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, destacou a forte articulação entre as instituições presentes para fomentar os negócios. “É uma honra para o Sebrae sediar esse encontro, porque vemos hoje que existe uma busca constante no ambiente econômico de se abrir os mercados e a ideia aqui é apresentar aos empresários de Mato Grosso do Sul as oportunidades com a Argentina”, comentou.

O secretário-adjunto da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Ricardo Senna, reforçou a necessidade de aumento de fluxo de comércio. “Quando fazemos isso, temos um crescimento econômico, aumento da disponibilidade de tecnologia, harmonização da legislação entre os países. Para se ter uma ideia, a balança comercial de Mato Grosso do Sul ainda é tímida e temos um grande espaço de oportunidades de negócios com a Argentina e o Governo do Estado ajuda a fomentar esse ambiente de negócios”, pontuou.

Já para o conselheiro fiscal da Fecomércio-MS, Adilson Puertes, o fortalecimento da Câmara de Comércio e Indústria Argentino-Brasileira em Mato Grosso do Sul é fundamental para que os empresários tirem suas dúvidas e encontrem as melhores oportunidades de investimento no país vizinho. “Além disso, teremos acesso a informações sobre bens e serviços da Argentina que podemos importar, tornando mais ágil o comércio entre os dois países, mostrando o que nosso Estado tem de melhor também para os argentinos”, salientou.

Empresários

O empresário Rui Murilo Galvanini, da Vó Ermínia, considerou o evento uma oportunidade de obter mais conhecimentos sobre possíveis investimentos na Argentina. “Nós trabalhamos com exportação uma única vez, para os Estados Unidos e há muito tempo, mas hoje estamos buscando novos mercados e eu me interessei pelo encontro para conhecer mesmo as possibilidades que nós empresários poderemos encontrar”, afirmou.

Na avaliação do diretor da Rímoli, Reverton Rímoli, os empresários precisam estar atentos às possibilidades de negócios e o evento trouxe mais conhecimento. “Já tenho negócios no Paraguai, de onde importamos alguns produtos, mas nunca pensamos em ter nenhuma relação comercial com a Argentina até então, mas é uma questão a se pensar e analisar”, concluiu.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.