Centro Internacional de Negócios capacita profissionais de Ponta Porã sobre nova metodologia de importação

Curso “DUIMP Declaração Única de Importação na Prática” foi realizado neste sábado, 29 – Divulgação

Dando continuidade à formação dos profissionais que atuam em comércio exterior sobre a Duimp (Declaração Única de Importação), nova metodologia que busca unificar e otimizar os processos de importação, o CIN/MS (Centro Internacional de Negócios de Mato Grosso do Sul) realizou, no sábado (29/05), em Ponta Porão (MS), o curso “DUIMP Declaração Única de Importação na Prática”.

Na avaliação da coordenadora do CIN/MS, Nathália Alves, a expectativa é que a capacitação, realizada em parceria com o Sebrae/MS e a Funcex (Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior), prepare os profissionais da região para oferecer um serviço de qualidade para os seus clientes, melhorando os processos de importação. “Nosso objetivo com essa formação é mostrar como ficará o novo fluxo, o que mudou, o que eles devem buscar conhecimento para se preparar desde já e conseguir se programar e se planejar para a migração da metodologia”, afirmou.

O professor André Cavalcante, que ministrou a capacitação, explica que a Duimp é uma revolução no comércio exterior brasileiro e faz parte do Programa Portal Único do Comércio Exterior. “O Duimp tem sido muito aguardado por todos os agentes que atuam no comércio exterior porque traz a simplificação da sistemática de importação, atua em gargalos que hoje dificultam muito, como a questão de licença de importação, além de modificações com relação aos prazos das licenças de importação. Então realmente traz benefícios muito grande se inovações”, destacou.

Ele acrescenta que o curso aborda ainda o detalhamento da mercadoria, tratamento administrativo das importações, licenciamento das importações, gerenciamento de riscos administrativo e aduaneiro, janela única de verificação e inspeção das mercadorias, conferência aduaneira, trânsito aduaneiro, pagamento centralizado e despacho e desembaraço aduaneiro. “A ideia foi falar da Duimp, mas também apresentar toda a visão geral do programa para que os participantes fiquem antenados às mudanças que ainda devem ocorrer”, completou.

Para o assistente-administrativo da Química Central Campo Grande, Werickson Feitosa, como muitas empresas têm um quadro de funcionários bem pequeno, a Duimp vai ajudar a otimizar o trabalho. “E, consequentemente, vai sobrar mais tempo para que a empresa atenda outras demandas. Acho interessante participarmos de programas como esse para nos prepararmos para esse sistema, para entendermos melhor como ele funciona e até sugiro que haja outros cursos para irmos nos atualizando cada vez mais”, comentou.

Já a gerente-administrativa da Saldanha Rodrigues, Eliane Gonçalves, destacou que a formação é importante para se preparar para as novidades que envolvem os processos de comércio exterior. “Importo seringas do Paraguai e esse curso proporciona um melhor desenvolvimento do nosso processo de importação, para que ele seja mais ágil e para que nossas cargas sejam liberadas mais rapidamente da Receita Federal, então acho que essa nova metodologia vai nos ajudar a aumentar nosso fluxo de importação e aumentar o consumo dos nossos produtos”, finalizou.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.