Centro de Enfrentamento ao Covid-19 em Maracaju é referência regional

Prefeito Maurílio com a equipe de atendimento do Centro de Enfrentamento ao Covid-19 – Assessoria

O atendimento para enfrentamento da Covid-19 iniciou em Maracaju no dia 03 de abril de 2020, na academia da saúde. A primeira estratégia era atender os viajantes que chegavam na cidade, onde se recebia a demanda através do canal de atendimento da vigilância epidemiológica via telefone ou WhatsApp para agendamento de consulta. Os mesmos eram orientados a ficar em isolamento por um período e também eram monitorados através do canal de atendimento. Devido ao aumento da demanda foi necessária a mudança de local e também algumas alterações nas estratégias de atendimento.

Hoje Maracaju é referência para atender os casos confirmados de Covid-19, juntamente com a parceria das unidades de saúde são atendidos alguns casos de Síndrome Gripal, os viajantes continuam a ser atendidos, sendo oferecidos também exames de RT-PCR e o teste rápido para Covid-19.

Os procedimentos são agendados através da central de atendimento tele Covid-19, que agrega a orientação para esclarecimento de dúvidas, agendamento de consultas e monitoramento dos pacientes. A partir do momento que se tem um resultado positivo para Covid-19, é feito busca ativa dos contatos e feita a orientação para o isolamento do paciente e dos seus contactantes por 10 dias (período mudou após alteração da Nota Técnica nº 13 para a nº 14) durante esse período os mesmos passam a ser monitorados pela equipe do ESF da sua área de abrangência. Os casos suspeitos que realizaram exame RT-PCR e estão aguardando o resultado também assinam o termo de isolamento e são monitorados até que saia o resultado, se for negativo a equipe do ESF de sua área de abrangência vai entregar a carta de Alta, caso não apresente mais sintomas gripais. Se positivo, continua em isolamento até 10 dias e a equipe da Central de Atendimento da Covid-19, vai liberar a carta de Alta do paciente e de seus contatos após o encerramento do isolamento; se durante esse período de isolamento o paciente necessitar de uma avaliação médica ele retorna no centro de atendimento para receber o suporte necessário.
A equipe é composta por 2 enfermeiros, 2 médicos, 3 técnicos de enfermagem, 1 biomédico, 1 fisioterapeuta, 2 auxiliares de serviços diversos, e a equipe de apoio da Vigilância Epidemiológica.

O centro de atendimento para Enfrentamento da Covid-19 está localizado na Rua Francisco Marcondes, nº 40, Vila do Prata. O telefone para contato é o 3454-4078, de segunda a sexta-feira das 07 às 11 e das 13 às 17, e o 98471-3729 atendimento de segunda a domingo das 07 às 11 e das 13 às 17 via ligação, SMS e Wattsapp. A equipe está em constante atualização técnica conforme os Protocolos do Ministério da Saúde e orientações da Secretaria Estadual de Saúde.

Na manhã desta quinta-feira, 06, o prefeito Maurílio Ferreira Azambuja e a Secretária de Saúde Elvirana Luchiari estiveram visitando o Centro de Enfrentamento ao Covid-19. O prefeito recebeu elogios dos pacientes pela atuação da saúde e principalmente no combate ao Covid. O prefeito aproveitou e agradeceu o empenho e dedicação dos funcionários no atendimento aos pacientes. “É um trabalho humanizado, e se o centro é  referência é graças ao trabalho de toda uma equipe, não queríamos que a doença chegasse, mas se ela está aqui precisamos dar o melhor para a população”, disse Maurílio, que aproveitou e pediu novamente para as pessoas respeitarem as normas de distanciamento usar máscara e principalmente não fazer festas e aglomerações no final de semana.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.