Cemtec alerta para nova geada; chuva e queda da temperatura preocupam produtores de MS

Geada mais rigorosa foi registrada no fim de junho em Mato Grosso do Sul – Foto: Chico Ribeiro

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) fez um alerta de previsão de geada em Mato Grosso do Sul até terça-feira (20) e os produtores rurais estão preocupados com a chuva, que antecipa a frente fria.

De acordo com a meteorologista Valesca Fernandes, existe chance de geada mais forte para a região Sul do Estado, mas o frio não será tão intenso quanto o registrado entre 28 de junho e 1° de julho, que afetou uma área de aproximadamente 420 mil hectares, o que corresponde a 21% da área plantada no Estado e também 30,2% da área cultivada de Mato Grosso do Sul.

Por conta da geada anterior, o governador Reinaldo Azambuja publicou um decreto, na semana passada, declarando situação de emergência pelo prazo de 180 dias em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o presidente da Aprossoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho), Andre Dobashi, neste momento, a maior preocupação é com a chuva, que também é esperada. “A chuva enfraquece a planta, que já sofreu com a última geada, que foi mais rigorosa que a que vem agora”, explicou.

Somente a área plantada de milho supera 2 milhões de hectares em Mato Grosso do Sul.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.