Igreja símbolo de Paris foi devastada por incêndio

Catedral de Notre-Dame foi parcialmente destruída por incêndio – Foto: EPA

A Catedral de Notre-Dame, em Paris, parcialmente destruída por um incêndio na última segunda-feira (15), deve ficar fechada ao público por “cinco ou seis anos”.

O anúncio foi feito nesta quarta (17) pelo arcipreste-reitor da igreja, Patrick Chauvet. “Um segmento da catedral foi muito danificado por esse incêndio devastador”, disse.

A Notre-Dame é um dos monumentos mais visitados do mundo e tem 67 funcionários, cujo destino durante o período de fechamento ainda é incerto. As chamas destruíram o telhado da catedral e a “flecha”, torre mais alta da igreja, mas pouparam as relíquias e obras de arte abrigadas no templo.

Em discurso na última terça (16), o presidente da França, Emmanuel Macron, prometeu reconstruir Notre-Dame em cinco anos, mas o prazo vem sendo tratado como “otimista” pela imprensa local.

Até o momento, magnatas e empresas já doaram mais de 1 bilhão de euros para a reforma da catedral, que é um dos principais símbolos de Paris e foi imortalizada no livro “O corcunda de Notre-Dame”, de Victor Hugo.

Da AnsaFlash