Em alusão ao ‘Dia do Nutricionista’, o Programa de Nutrição Preventiva da Cassems realiza atividades diversas para beneficiários

Atividades serão realizadas entre os dias 27 e 30 de agosto – Divulgação

Na próxima semana, a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) realiza uma semana de atividades voltadas para a nutrição. Entre os dias 27 e 30 de agosto, o Programa de Nutrição Preventiva da Cassems (Pronutri) promove cursos de culinária para beneficiários e o “7º Encontro de Nutricionistas do Pronutri”, para contribuir com a troca de experiências e crescimento profissional dos nutricionistas que atuam na capital e interior do estado.

Na terça-feira (27), às 18h30, acontece o programa de prevenção “Cozinha Experimental” com o tema “Alimentação Saudável para o seu Dia-a-dia”. O encontro é realizado no Centro de Prevenção da Cassems e, coordenado pela nutricionista Melissa de Andrade Ayache, existe há sete anos na capital e há dois anos em Dourados, para promover a prática da alimentação saudável entre os beneficiários.

Na sexta-feira (30), às 8h, acontece o “7º Encontro de Nutricionistas da Cassems”, no Hospital Cassems Campo Grande, o encontro busca o aprendizado coletivo e compartilhamento de vivências entre profissionais da Nutrição que atuam na capital e interior. Além disso, faz alusão do “Dia do Nutricionista”, comemorado em 31 de agosto. Durante todo o dia, os profissionais participarão de palestras e aulas práticas com foco na saúde dos beneficiários. O encontro terá a presença do especialista em Nutrição Clínica Funcional e Gastronomia Funcional, André Nutrichef.

Para a nutricionista e coordenadora do Programa de Nutrição Preventiva da Cassems (Pronutri), Eliana Dias, o encontro busca a reciclagem e a integração entre as profissionais. “Esse evento acontece para que os nutricionistas possam se reciclar e também interagir entre eles. Nesta edição, nós trouxemos um profissional de fora que vai falar sobre um tema atual. No encontro, a gente também integra nutricionistas da Capital e do interior, além de traçar novas metas para o Pronutri”, afirma.

A diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, salienta que o foco do trabalho do Pronutri é a medicina preventiva. “O programa de nutrição existe como uma linha de cuidado para que os pacientes não adoeçam ou, após adoecerem, que cuidem para uma melhoria. Essa linha de cuidado tem uma rede ampla de nutricionistas credenciados. Em Campo Grande e Dourados, nós temos a Cozinha Experimental, que busca despertar o interesse por uma alimentação mais saudável nos beneficiários”.

O ciclo de atividades de Nutrição da Cassems tiveram início na semana passada, com a “Cozinha Experimental” de Dourados, que aconteceu na última terça-feira (20) e o curso de culinária do Pronutri para pacientes oncológicas do plano de saúde, sobre comida árabe, que acontece na quinta-feira (22).

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, destaca que a Nutrição é um dos pilares para esse modelo de Medicina preventiva o qual a Cassems investe. “Esse trabalho é muito importante, porque os nutricionistas têm um papel fundamental nesse modelo de saúde que queremos construir para os servidores públicos e para seus familiares. É um modelo integrado, em que a qualidade de vida é o nosso objetivo maior, e nós precisamos de um trabalho muito importante de reeducação alimentar e de orientação aos beneficiários. Junto com a atividade física, com acompanhamento médico, um acompanhamento multiprofissional, esse modelo será capaz de construir, para todos, uma vida longa e com melhor qualidade”.