O encontro aconteceu na última quinta-feira, 31, na Clínica da Família Cassems – Divulgação

A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) ofereceu, para as beneficiárias em tratamento oncológico, aula de artesanato e Make Up Terapia, em uma parceria com O Boticário. O encontro aconteceu na última quinta-feira (31), na Clínica da Família Cassems. As atividades foram conduzidas pela equipe técnica da diretoria de Assistência à Saúde, com assistente social e terapeuta ocupacional. O objetivo da ação é promover a socialização entre as pacientes, autoestima e despertar de novas habilidades.

A terapeuta ocupacional, Elizângela de Carvalho Silva, ressalta a importância de atividades que despertem sentimentos positivos nas pacientes.

“Hoje, estamos realizando uma atividade diferenciada para mulheres em tratamento contra o câncer de mama. Esse é um trabalho voltado para elas, feito com muito carinho para trazer a autoestima e o potencial em atividades manuais, pois queremos valorizar o que elas conseguem fazer. Então, utilizamos o artesanato para valorizar o desempenho manual das pacientes. A maquiagem vem para que elas se sintam bonitas, pois mesmo passando por um momento de dificuldade, a beleza precisa ser valorizada”.

A beneficiária Rosa Maria Souza salienta que a atividade teve impacto positivo para ela. “Esse é um momento de reflexão, de risadas, porque, afinal, não podemos ficar o tempo todo tristes e pensando sobre a situação do câncer. Creio que ainda estou na fase dificultosa do tratamento, de aceitação de uma nova fase na minha vida, mas eu sei que ainda serei vitoriosa”.

Para Quiomar Franco Pires, beneficiária, o encontro contribui para a autoestima das participantes. “Foi muito bom participar da oficina, conheci outras mulheres, isso ajuda na autoestima e vejo outras pessoas que passaram pelo mesmo que eu. A sensação de troca é muito boa”.