Com rodas de conversa, o plano de saúde busca dialogar sobre saúde com adolescentes

Nos próximos dias, a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) realizará um ciclo de rodas de conversa para adolescentes. Com o tema: “Você Cresceu, Vamos Conversar Sobre Isso?”, especialistas da medicina estarão disponíveis no Centro Médico e de Diagnóstico Avançado (CMDA) para tirar dúvidas sobre crescimento, autocuidado e sexualidade dos jovens beneficiários. As atividades têm apoio da Associação Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência (Sogia BR).

As mudanças rápidas nos processos de desenvolvimento humano durante o período da adolescência exigem adaptações constantes do indivíduo e dos contextos nos quais ele se insere. Estes ajustes são decisivos para a saúde do jovem, da família e da comunidade, e tem implicações para os estágios subsequentes da vida.

Um dos assuntos abordados nas rodas de conversa será a epidemia de sífilis existente no país. De acordo com o Boletim Epidemiológico de Sífilis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, em 2018, de 2012 à 2017, observa-se que 249.852 (39,9%) dos casos da doença ocorreram em homens e 376.886 (60,1%) em mulheres, sendo 169.339 (44,9%) notificadas como sífilis adquirida e 207.547 (55,1%) notificadas como sífilis em gestantes.

Para a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, é preciso dar atenção para a sífilis congênita. “É verdade que houve o retorno da sífilis congênita e esses números se manifestam no período pré-natal. Durante a triagem, ela pode ser diagnosticada com a doença. E, ainda, essa patologia pode ser transmitida para o bebê durante a gestação. Às vezes, a mulher se trata e o parceiro não, então, ela é infectada novamente”.

Confira a agenda da Cassems de rodas de conversa sobre saúde do adolescente:

– Quarta-feira (23): Centro Médico e de Diagnóstico Avançado (CMDA), 16h.

– Sexta-feira (25): Centro Médico e de Diagnóstico Avançado (CMDA), 8h.

– Segunda-feira (28): Centro Médico e de Diagnóstico Avançado (CMDA), 13h.