Cassems oferece aulas de Yoga para mulheres em tratamento de câncer de mama

A ação faz parte do encerramento da campanha “Outubro Rosa” com ações de recreação

Práticas como yoga podem contribuir para diminuir tensões durante o tratamento – Divulgação

No último sábado (27), a Caixa dos Servidores realizou uma aula de Yoga para as beneficiárias em tratamento no setor de oncologia do hospital. Em programação do Outubro Rosa, tiveram ações como aulas de culinária, arteterapia e exposições artísticas. O Ônibus da Saúde da Cassems prestou atendimento para as beneficiárias de diversos lugares do estado.

De acordo com a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, o objetivo das ações da Caixa dos Servidores em alusão ao “Outubro Rosa” é mostrar para as beneficiárias que além do tratamento convencional, o fortalecimento emocional e psíquico é fundamental. Maria Auxiliadora explica que as práticas alternativas têm grande poder de cura, pois o indivíduo tem um momento para o recolhimento e entendimento.

O Yoga está associado a práticas meditativas e oferece benefícios como melhora da disposição e bem estar, autoconhecimento, diminuição da ansiedade e flexibilidade. A ministrante da atividade, Isis Neves, explica que a principal finalidade do exercício é trabalhar a respiração. “A partir do momento em que o aluno toma consciência da respiração, ele acalma as ondas mentais, tem autoconhecimento para superar e criar força para esse momento do tratamento.”

A funcionária pública Noemia Rodrigues da Silva está em tratamento no Hospital da Cassems e participa das atividades recreativas da entidade, “ao invés de eu estar em casa, envolvida com os afazeres ou vendo televisão, aqui é um momento no qual eu estou relaxando e buscando alternativas para me sentir melhor”.

As atividades do ‘Outubro Rosa’ se encerraram com a aula de Yoga e logo, iniciam-se as ações em alusão ao ‘Novembro Azul’, em conscientização pelo câncer de próstata.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.