Foram registrados 362 ocorrências da doença na atual safra

Os casos de ferrugem asiática na soja caíram mais de 56% em relação à safra passada em todo o país. Foram registrados 362 casos em lavouras de soja em 14 estados, como Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.

“Realmente os casos de ferrugem asiática no Brasil chegaram a 362 nesta safra 2018/2019, segundo dados do Consórcio Antiferrugem. São 14 estados com lavouras que registram essa doença e esse número de casos representa uma queda de 56,56% em relação ao mesmo período do ano passado, quando nós tivemos mais de 600 casos de ferrugem. Realmente os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul são os que têm maior incidência dessa doença, mas é importante dizer que casos que eram mais acentuados no início da safra começaram a perder força ao longo da temporada devido às condições climáticas nessas áreas que foram atingidas”, explica a jornalista do Notícias Agrícolas, Carla Mendes.

Outro tema relacionado ao agronegócio que teve repercussão foi a alta do preço da cebola, em especial no Sul do país.

“De fato os preços refletiram essa menor disponibilidade de oferta, de uma forma nacional. Então, no período avaliado pelo Cepea, de primeiro a cinco de abril, o preço da cebola, no Sul do país principalmente, registrou essa média maior, um aumento de 9,8% quando a gente fala da caixa três beneficiada, uma das variedades no mercado da cebola. E ficou então com R$ 48,36 para o alto produtor. Como eu disse, o volume ofertado é muito baixo”, diz Carla.