Carlito do Gás defende meio-passe um domingo por mês

Vereador Carlito do Gás – Foto: Assessoria

O vereador Carlito do Gás solicitou à Prefeitura que discuta com a empresa Medianeira, que explora o serviço de transporte coletivo em Dourados, a possibilidade de que no último domingo de cada mês seja cobrado de todos os usuários apenas meio-passe no transporte coletivo.

Segundo o vereador o objetivo da medida é dar efetividade à Emenda Constitucional 90/15, que inseriu o transporte coletivo no rol dos Direitos Sociais. “O transporte é condição fundamental para o cidadão ter acesso aos demais direitos, como saúde, lazer, educação e outros. Nossa proposta visa garantir que as pessoas de baixa renda possam neste dia de folga do trabalho visitar entes queridos, inclusive os hospitalizados, frequentar praças e parques públicos, frequentar os locais de oração da fé que professam e tantas outras atividades”, assinalou Carlito, para o qual não haveria grandes impactos na arrecadação da empresa com cobrança da meia-tarifa.

“A redução da tarifa pode ser compensada pelo aumento do número de passageiros, vez que adoção da medida (meio-passe) certamente estimulará que as pessoas busquem desfrutar melhor esse dia de descanso que é o domingo”, raciocinou Carlito, lembrando que em alguns municípios do país as próprias empresas adotaram a medida e em outros houve, como ele propõe, um entendimento entre as prefeituras e as empresas para oferecer esse benefício aos usuários do sistema de transporte coletivo.