Capelania Hospitalar do HU-UFGD promove palestra sobre trabalho voluntário junto a pacientes psiquiátricos

A iniciativa visa orientar voluntários acerca do atendimento religioso prestado

Na próxima terça-feira, dia 9 de outubro, a Capelania Hospitalar do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) promove a palestra “O atendimento da capelania hospitalar ao paciente com transtorno psiquiátrico”. O evento é gratuito e tem como público-alvo voluntários de serviços de capelania hospitalar e sacerdotes e líderes religiosos.

A palestra está marcada para as 14 horas e será ministrada no auditório do HU-UFGD. Os interessados devem comparecer e realizar a inscrição antes do início do evento. O objetivo da atividade é promover um debate acerca da trabalho dos voluntários da Capelania Hospitalar junto a pacientes com transtornos psiquiátricos.

Participam da palestra o capelão hospitalar do HU-UFGD, Cícero Marcos, o psicólogo Adalberto Vital e o enfermeiro Gabriel Del Vigna, ambos colaboradores da instituição.

Dúvidas ou mais informações sobre o evento podem ser esclarecidas pelo e-mail ciceromarcos.carvalho@bol.com.br.

Capelania Hospitalar

O serviço voluntário religioso no HU-UFGD é atividade espontânea, não remunerada, prestada por pessoa física, maior e capaz, que esteja ligada a uma instituição religiosa, não gerando vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.

No HU-UFGD, o serviço de Capelania Hospitalar foi regulamentado em 2015 e, atualmente, conta com mais de 100 voluntários evangélicos, católicos e espíritas, que realizam visitas semanais aos pacientes internados nos diversos setores. Eles se organizam em grupos de até sete pessoas, de acordo com a religião, e cada equipe tem até duas horas para realizar a visita ao local escolhido, sendo permitida a entrada de apenas um grupo por vez em cada setor.

Para participar do serviço, o interessado deve concordar com os termos impostos pela Lei do Voluntariado (Lei Federal nº 9608, de 18/02/1998) e pela Lei que regulamenta o serviço de Capelania (Lei Federal nº. 9.982, de 14/07/2000), além de preencher um termo de adesão e participar do treinamento oferecido.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3410-3001 (Ouvidoria).

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.