Candinho propõe que UEMS faça estudo para revalidar diplomas de médicos formados no exterior

Candinho Gabínio, presidente do Poder Legislativo de Ponta Porã – Foto: Assessoria

O presidente do Poder Legislativo de Ponta Porã, Candinho Gabínio, encaminhou uma indicação ao governador Reinaldo Azambuja, com cópias ao deputado federal Beto Pereira, ao deputado estadual Gerson Claro e ao reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Laercio Alves de Carvalho, solicitando que a UEMS faça estudos de complementação que garantam a revalidação de diplomas médicos expedidos no exterior.

Candinho Gabínio disse que essa é uma solicitação de extrema importância, tendo em vista o grande número de estudantes de medicina que residem em nosso município. “Os acadêmicos de medicina cobram constantemente posições desta Casa de Leis pertinentes ao Revalida, prova realizada com a finalidade de que o aluno possa revalidar o diploma obtido no exterior e consequentemente possa trabalhar no Brasil”.

O presidente da Câmara acrescentou que “informamos ainda que, por determinação legal, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), somente Universidades Públicas podem efetuar esta revalidação, e que atualmente em nosso país, somente a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está apta a realizar o referido processo. Pensando em nossos estudantes, acreditamos que a UEMS possa realizar o trabalho de complementação, uma vez que é uma universidade creditada e reconhecida internacionalmente, garantindo assim, total credibilidade aos alunos que venham a concluir seus estudos. Uma vez que, atendendo essa grande comunidade de brasileiros que buscam sua graduação, entendemos que esta atitude trará melhores condições de atendimento para toda a área da saúde brasileira”.

Crianças

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, o vereador Candinho Gabínio encaminhou a segunda indicação ao prefeito Hélio Peluffo Filho, com cópia ao secretário municipal de Saúde, Patrick Derzi, solicitando que crianças diagnosticadas com Transtornos do Espectro Autista (TEA), sejam atendidas com prioridade nos Postos de Saúde, e principalmente nas especialidades de Psiquiatria e Psicologia.

O presidente explicou que “as crianças com Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por deficiente interação e comunicação social, ou seja, ao se depararem com aglomeração de pessoas muitas vezes desenvolvem crises nervosas por excesso de estímulo sensorial, desta forma o objetivo desta indicação é trazer mais tranquilidade e segurança para crianças que sofrem deste distúrbio. Como temos o conhecimento da preocupação da Prefeitura e de nossas Secretárias com o bem-estar de toda a nossa comunidade, ficamos na certeza do atendimento desta indicação”, disse.

Policlínica

A terceira indicação do presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Candinho Gabínio durante a sessão de 29 de outubro, também foi encaminhada ao prefeito Hélio Peluffo Filho, com cópia ao secretário municipal de Saúde, Patrick Derzi.

No documento, o vereador solicita a criação de uma Policlínica Municipal do Idoso, que oferte atendimentos ambulatoriais nas especialidades médicas de fisioterapia, psicologia, assistência farmacêutica, geriatria, reumatologia, enfermagem, odontologia, assistência social, e que oferte ainda grupos operativos que incentivem os participantes à convivência e recreação coletiva.

O parlamentar disse que a proposta é facilitar o atendimento desta população disponibilizando serviços que atendam exclusivamente à população idosa com respeito e atenção adequada. “A ideia é trazer todas essas especialidades voltadas ao atendimento específico e necessidades de saúde inerentes à população com idade acima de 60 anos, pois quando a idade avança a procura por médicos, exames e tratamento vira rotina, tornando uma verdadeira peregrinação para nossos idosos. É preciso que o poder público possibilite aos cidadãos envelhecerem com qualidade de vida e com acompanhamento médico específico”, concluiu.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.