Candinho Gabínio propõe criação de centro de triagem para enfrentamento da Covid-19 em Ponta Porã

O vereador Candinho Gabínio – Assessoria

O vereador Candinho Gabínio apresentou na sessão ordinária de 8 de junho, na Câmara Municipal de Ponta Porã, uma indicação em que expõe a necessidade de criação de um Centro de Triagem para enfrentamento da Covid-19.

Por isso, o parlamentar formalizou pedido ao prefeito Hélio Peluffo Filho com cópia ao secretário municipal de Saúde, Patrick Derzi, argumentando que “em decorrência do crescente número de casos da Covid-19 e consequente aumento da demanda assistencial no Sistema Único de Saúde (SUS), solicitamos a criação de um Centro de Triagem para o enfrentamento da Covid-19 afim de reduzir a ida de pessoas com sintomas leves aos serviços de urgências ou hospitais, atuando na identificação precoce de casos graves, com o manejo adequado das pessoas com síndrome gripal (SG) e potencializar ações de cuidados”.

Segundo ele, “o Centro de Triagem poderá realizar a aferição da pressão arterial, oximetria (medição da quantidade de oxigênio que o sangue está transportando), testagem rápida, consulta médica e medicação, além de referenciar o monitoramento desses casos e/ou comunicar os outros serviços da atenção primária e vigilância para realizarem o monitoramento desses usuários. A implantação do Centro de Triagem para enfrentamento da Covid-19 tem ainda por finalidade achatar a curva de crescimento da doença e potencializar as ofertas da APS (Atenção Primária à Saúde) e organizar a rede local. Desta forma, preocupado com a situação, e com a necessidade deste serviço, este Parlamentar espera o atendimento desta indicação o mais breve possível”, argumentou Candinho Gabínio.

Energisa e Sanesul no Nova Itamarati

Na sessão, o parlamentar também apresentou indicações em que solicita a instalação de agências de atendimento das empresas Energisa e Sanesul no distrito de Nova Itamarati.

Numa indicação encaminhada ao prefeito Hélio Peluffo Filho e ao senhor Marcelo Vinhaes Monteiro, Diretor Presidente da Empresa Energisa no Mato Grosso do Sul, ele formalizou pedido de implantação de uma extensão da Agência Energisa, no Distrito Nova Itamarati. Ele também encaminhou ao prefeito e ao senhor Alyson Gomes da Fonseca, Gerente Regional da Empresa Sanesul, pedido para instalação de uma extensão da Agência Sanesul, no Distrito Nova Itamarati.

“Visto que muitos moradores e usuários dos serviços das empresas Sanesul e Energisa que residem no Distrito Nova Itamarati encontram dificuldades muitas vezes até de locomoção para a Agência sediada na cidade de Ponta Porã, solicitamos a instalação destas extensões de agências que, ao nosso ver, facilitarão o acesso aos principais serviços das empresas e garantirá maior comodidade aos clientes daquela região. Assim, preocupado com a situação, e com a necessidade deste serviço, este Parlamentar espera o atendimento destas indicações o mais breve possível”, declarou Candinho.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.