
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Candinho Gabínio, apresentou na sessão ordinária de 19 de setembro, uma indicação, assinada pelos 16 colegas parlamentares, solicitando a realização de eleição de Vereadores, Vice-Prefeito e Prefeito mirins, em nosso município conforme a lei nº 2564/89 que a criação destes cargos.
O parlamentar argumentou que a medida visa incentivar as crianças e adolescentes a participarem da vida política, exercitando desde cedo, a cidadania.
“Certamente a lei que instituiu a referida eleição é um programa educativo promovido pelo Poder Legislativo que simula as atividades legislativas desde a elaboração de proposições como projetos de lei, de resoluções, de decretos legislativos, de requerimentos e indicações até a votação em comissões e no plenário da Câmara. Estudantes de 7 a 14 anos desempenham o papel de Vereadores mirins apresentando, debatendo e votando propostas para nossa cidade. Isso faz com que o poder público promova a prática da cidadania nas escolas. Com certeza, a Câmara Mirim oferecerá aos estudantes a oportunidade única de entenderem como se desenvolvem o sistema político, legislativo e executivo em nível local. Isso os prepara para serem cidadãos mais conscientes e informados, capazes de adotar decisões embasadas em seu amanhã, como participantes ativos da sociedade”.
O parlamentar entende que “ao participar com veemência do processo de tomadas decisões e apresentarem suas propostas à Câmara Mirim os fortalece, mostrando que suas ações são sentidas e seus ideais são valorizados, independentemente da idade. Ao discutirem, votarem as proposições que afetam diariamente a comunidade os estudantes mirins começam a desenvolver um senso de responsabilidade para com a comunidade da qual fazem parte, essas aptidões não são apenas fundamentais na política, mas também são utilizadas para nortear diversas áreas da vida. Solicitamos também que seja incluído a SIMTED na participação da comissão de regulamentação formada por Vereadores e 6 professores, o mesmo podendo indicar dois professores. E ainda que sejam feitos estudos em qual dotação orçamentária serão incluídas as despesas recorrentes desta eleição”.
Candinho Gabínio entende que, “em síntese, com a realização desta eleição mirim estaremos oferecendo à comunidade estudantil o conhecimento da importância dos Poderes Executivo e Legislativo para o desenvolvimento, social, econômico e político de nossa comunidade.
A indicação foi assinada pelo Vereador Candinho Gabínio e demais vereadores: Agnaldo Miudinho, Anny Espínola, Biro Biro, Edevaldo Mattoso, Jelson Bernabé, José Menino Jr., Kamila Alvarenga, Kleber Ortiz, Lourdes Monteiro, Marquinhos, Neli Abdulahad, Rafael Modesto, Edinho Quintana, Thiago Vedana, Vanderlei Avelino e Waldecir Fernandes.
Nova Itamarati
Candinho Gabínio também apresentou indicação solicitando ao presidente da Assembleia Legislativa de Mato o Sul, Gerson Claro Dino, a viabilização de recursos junto ao órgão competente visando a construção da sede da ACID (ASSOCIAÇÃO CLUBE DA MELHOR IDADE), localizada no Distrito de Nova Itamarati, no Município de Ponta Porã.
“Atualmente a referida associação, que desenvolve um valoroso serviço junto à população da melhor idade, no Distrito de Nova Itamarati está com dificuldade de desenvolver os projetos por ela idealizada devido à falta de um local apropriado para a execução dos mesmos. Mas com o atendimento desta proposição estaremos oferecendo um espaço adequado para que estes cidadãos tenham um local acomodado para prática do lazer, da cultura e do esporte, que com certeza é obrigatório para qualidade de vida daqueles que, com a graça de Deus, chegam à melhor idade. Desta forma, amparado nas explicações em tela, solicitamos o atendimento desta indicação o mais breve possível”, frisou Candinho Gabínio.