Durante duas horas e meia, candidatos aos cargos de reitor e diretor-geral do Campus Nova Andradina apresentaram as propostas. Nos demais campi, debates serão realizados nesta terça-feira, 8

Os três candidatos ao cargo de reitor participaram do debate nessa segunda-feira, 7 – Foto: Ascom/IFMS

O debate entre candidatos ao cargo de reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi realizado na tarde dessa segunda-feira, 7, em Campo Grande. Durante duas horas e meia, os três postulantes a dirigente máximo da instituição pelos próximos quatro anos responderam a perguntas sobre ensino, gestão de pessoas, desenvolvimento institucional, comunicação, entre outros temas.

Mediado pela pedagoga Giane Silva, representante da Comissão Eleitoral Central, o debate foi realizado na sede da reitoria e transmitido por videoconferência aos dez campi e ao vivo pelas redes sociais do IFMS. Confira o debate na íntegra.

A ordem de apresentação dos candidatos no primeiro bloco foi definida por sorteio realizado minutos antes do debate.

O primeiro a se apresentar foi Jiyan Yari, que ressaltou a experiência em captação de recursos para pesquisa e dos projetos que desenvolveu no IFMS reconhecidos em eventos científicos nacionais e internacionais.

Na sequência, a candidata Elaine Cassiano destacou os 20 anos de experiência na iniciativa privada e a participação no projeto Mulheres Mil do Campus Coxim do IFMS, além da atuação à frente da Pró-Reitoria de Ensino.

Por fim, o candidato Professor Simão pontuou que atua há 25 anos na educação profissional e que, no IFMS, acumulou a experiência ao exercer os cargos de diretor-geral, pró-reitor de Pesquisa e Inovação e, desde 2015, de reitor.

No segundo bloco, os candidatos responderam perguntas sugeridas por estudantes e servidores em formulário online. Foram 175 sugestões sobre temas como assistência estudantil, ensino, pesquisa, extensão, internacionalização, comunicação, desenvolvimento institucional, tecnologia da informação, gestão de pessoas, obras, orçamento.

Os candidatos fizeram perguntas entre si no terceiro bloco. Neste momento do debate, foram discutidos assuntos como o atendimento aos estudantes nos campi, funcionamento da Incubadora de Empresas do IFMS, utilização da tecnologia nas práticas educacionais, transparência de usos de recursos excedentes, entre outros temas.

No último bloco, cada candidato teve dois minutos para fazer as considerações finais. Após o encerramento, todos comentaram como foi a caminhada até o debate e a importância do espaço para a apresentação das propostas.

“É importante o eleitor analisar o perfil de cada candidato no sentido de saber se ele tem realmente condições de implementar as propostas. O mais importante é que a instituição tome um rumo para melhor”, destacou Jiyan.

“Nós entendemos as demandas dos campi e, a todo momento, tentamos traduzi-las, sempre fazendo um trabalho ético. Durante a campanha, nos campi e também aqui na reitoria, buscamos ser propositivos”, ressaltou Elaine.

“O debate sempre traz esclarecimentos sobre questões importantes, mas também uma percepção da experiência de cada candidato. É a oportunidade de levar informações à comunidade, o que fortalece o IFMS”, pontuou Simão.

As normas para a realização dos debates foram definidas na deliberação nº 05 do processo eleitoral.

Nova Andradina – Na noite dessa segunda-feira, 7, os candidatos ao cargo de diretor-geral do Campus Nova Andradina também debateram as propostas. Mediado pelo professor Fernando Balbino, que faz parte da equipe de cerimonial da unidade, o debate foi realizado na Câmara Municipal da cidade.

De acordo com o sorteio realizado antes do debate, o primeiro a se apresentar foi Cláudio Sanavria, que concorre à reeleição. Em seguida, foi a vez do candidato Professor Júlio se apresentar.

No bloco em que os candidatos respondem perguntas sugeridas por estudantes e servidores, foram levantadas questões sobre moradia estudantil e transporte, gestão de pessoas, infraestrutura e ensino.

Demais campi – As Comissões Eleitorais Locais realizam nesta terça-feira, 8, debates entre os candidatos a diretor-geral dos outros nove campi do IFMS.

Todos os debates são abertos aos interessados e, em algumas unidades, gravados ou transmitidos ao vivo pela internet.

Os locais e horários constam nas deliberações nº 009 e 043, publicadas na página das Eleições 2019, e na tabela abaixo:

Cargo Data Local Horário
Diretor-geral – Aquidauana 08/10 Campus – Biblioteca 18h
Diretor-geral – Campo Grande 08/10 Campus – Sala 105, bloco A 15h30
Diretor-geral – Corumbá 08/10 Campus – Auditório 17h
Diretor-geral – Coxim 08/10 Campus – Auditório 19h30
Diretor-geral – Dourados 08/10 Campus – Auditório 18h
Diretor-geral – Jardim 08/10 Campus – Auditório 15h30
Diretor-geral – Naviraí 08/10 Campus – Auditório 15h30
Diretor-geral – Ponta Porã 08/10 Campus – Auditório 15h30
Diretor-geral – Três lagoas 08/10 Campus – Auditório 18h

 

Votação – Ocorrerá na quarta-feira, 9, simultaneamente nos dez campi e na reitoria do IFMS, por meio de sistema eletrônico, sendo o voto secreto e facultativo.

Os eleitores serão identificados pelo crachá ou documento oficial com foto. As listas dos eleitores aptos a votar estão disponíveis na página das Eleições 2019.

De acordo com a deliberação nº 025, a votação será das 8h30 às 20h30 em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas. Nos polos EAD, o horário previsto é das 17h às 20h30. Já na reitoria, os eleitores podem comparecer à seção de votação entre 10h e 20h30.

Os horários da votação em Nova Andradina constam da deliberação nº 042. A seção do Campus IFMS funciona das 8h às 15h, enquanto a seção do Campus UFMS (sede urbana) estará aberta entre 15h e 20h30.

No processo de consulta, será atribuído o peso de um terço para docentes, um terço para técnico-administrativos e um terço para estudantes, em relação ao total de eleitores aptos a votar em cada segmento.

A apuração dos votos terá início no mesmo dia da votação, a partir das 20h30. A divulgação dos eleitos está prevista para quinta-feira, 10. Será considerado eleito o candidato que tenha obtido maior percentual de votação, considerando-se o peso da participação de cada segmento representado, em relação ao total de votos efetivados.

Dúvidas e solicitação de informações devem ser enviadas ao e-mail consulta.central@ifms.edu.br.