Projeto chamado Renovar o Brasil integra o curso RenovaBr Cidades 2019 e acontece em 445 cidades

Uma das ações será a reforma do Centro Ortopédico do Hospital Universitário – Foto: Rafael Rotta

Faltando um ano das próximas eleições municipais, as cidades brasileiras enfrentam enormes desafios. Da limpeza urbana à conservação de praças e parques, os problemas se multiplicam a espera de solução. Para cada dificuldade, uma busca por respostas ouvindo o personagem mais importante da cidade: o cidadão comum. Pensando nisso, como parte do Curso RenovaBr Cidades 2019, uma grande ação simultânea acontece neste sábado (5) em 445 cidades, incluindo Campo Grande.

E se você fosse político na sua cidade por um dia? O que você faria como ação de renovação? Este foi um dos desafios propostos pelo curso RenovaBR Cidades 2019, a maior escola de políticos do Brasil, para os seus mais de 1.400 alunos.  Com o objetivo de provar, na prática, que a boa qualificação de pessoas comuns na política tem potencial de gerar um impacto fora do comum, foi criado o projeto #RenovarOBrasil.

Neste sábado (5), acontecem 1,4 mil ações em 445 cidades e com atuação em diversas áreas: educação, saúde, assistência social, cultura, inclusão, meio ambiente, esporte, entre outras. Todos os desafios tem um ponto em comum: eles se repetem em diferentes regiões, do norte ao sul. Em Campo Grande três projetos voluntários serão realizados ao longo do dia: reforma do Centro Ortopédico do Hospital Universitário, reforma e ampliação de uma academia de musculação do Instituto Social Pioneira e nova pintura da quadra de esportes da Escola Municipal Etalívio Pereira Martins.

O sábado já começa animado na Escola Municipal Etalívio Pereira Martins. A partir das 8 horas, os moradores dos bairros Monte Castelo e Coronel Antonino vão receber oficialmente a nova pintura da quadra de esportes. A ação que segue até o meio-dia, contou com o apoio voluntário de alunos e ex-alunos da escola municipal. A iniciativa é do aluno do curso RenovaBR Cidades 2019, Oswaldo Neto.

Às 9 horas, é a vez do Centro Ortopédico do Hospital Universitário, que recebe mensalmente mais de cinco mil pessoas e estava todo danificado, receber oficialmente as melhorias. Foram reformados os móveis, portas, persianas, adesivos sinalizadores, torneiras, assim como o local ganhou uma nova pintura, TV e foi refeita a parte elétrica. A ação faz parte do projeto CG Solidária, idealizada pelo aluno do Curso RenovaBr Cidades, Rafael Rotta.

Já às 16h30, a comunidade que frequenta o Instituto Social Pioneira será contemplada pela ação do projeto #RenovarOBrasil, proposta pelo aluno do RenovaBR Cidades, Guto Scarpanti. O instituto, que atende mais de 250 pessoas por mês, recebe a reforma e ampliação da academia de musculação que estava desativada há meses. Com esta ação voluntária, a comunidade terá mais uma opção de atividade física, melhorando a qualidade de vida da população.

Sobre o RenovaBR – O RenovaBR é uma escola de formação política apartidária que recebe alunos de diferentes partidos e ideologias, e com plena liberdade na definição de suas pautas. O compromisso é com a sociedade brasileira que anseia visivelmente pela renovação nos seus quadros eleitos e pela participação cidadã nas decisões que impactam nos rumos do Brasil. Todas as ações desenvolvidas pelo projeto #RenovarOBrasil são voluntárias.

Serviço:
O que é: Projeto Renovar o Brasil
Data: 5 de outubro (sábado)
Horário:
• 8 às 12h: Entrega da nova pintura da quadra de esporte da Escola Municipal Etalívio Pereira Martins, localizado na Rua São Leopoldo, 53, Monte Castelo. Contato: 99295-2812;
• 9 horas: Reforma do Centro Ortopédico do Hospital Universitário, localizado na Av. Senador Filinto Muler, 355, vila Ipiranga. Contato: 99215-6655;
• 16h30: Reforma e ampliação da Academia de ginástica do Instituto Social Pioneira, localizado na Rua Barão de Campinas, 187, Jardim Colonial. Contato: 99962-7844.