Campanhas do Setembro Amarelo alertam para a prevenção do suicídio

Há cerca de 1 milhão de suicídios por ano em todo o mundo

O suicídio é a principal causa de morte entre os jovens depois da violência e dos acidentes de carro. O assunto é grave e tratado com cautela em todo o mundo. No Brasil, a cada 45 minutos uma pessoa tira a própria vida; no mundo, há uma tentativa de suicídio a cada 3 segundos e uma tentativa bem-sucedida a cada 40 segundos – o que totaliza 1 milhão de suicídios no mundo por ano.

A fim de reverter esses números, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a data 10 de setembro como Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Outra campanha é promovida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), chamada de Setembro Amarelo – essa, por sua vez, nacional.

Em entrevista à Agência Brasil, o superintendente técnico da ABP, Antônio Geraldo da Silva, destacou a importância dessa campanha na prevenção do suicídio. “Esses números são altíssimos, mas nós sabemos que são falhos. Mesmo assim, são assustadores.” Quem está à frente da ação no Brasil é o CVV (Centro de Valorização da Vida), um grupo formado por voluntários que fornecem suporte emocional de forma gratuita e anônima para quem pensa em suicídio.

O CVV vai manter estandes de atendimento em estações de metrô em São Paulo para quem quiser falar sobre seu estado emocional, respeitando o lema da campanha “Falar é a melhor solução”. Há postos de atendimento nas estações Luz,  da linha 4-Amarela, nas segundas-feiras de setembro, das 11h às 16h; e Santo Amaro, da linha 5-Lilás, nas sextas-feiras deste mês, das 11h às 14h.

De acordo com a OMS, nove em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Entre os principais profissionais envolvidos com a temática estão os psicólogos, que lidam com processos mentais e comportamentais dos indivíduos – a faculdade de psicologia é uma das mais procuradas pelos vestibulandos brasileiros.

As redes sociais também promoverão campanhas sobre o tema. O Twitter passou a oferecer, a partir do dia 11 de setembro, uma ferramenta de notificação de prevenção ao suicídio. Toda vez que alguém procurar por temas relacionados ao autoextermínio, o primeiro resultado será um incentivo para que a pessoa procure ajuda. O Facebook, por sua vez, divulgará vídeos de conscientização, em parceria com a ONG Nova Escola.

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