Campanha de arrecadação de EPIs: Saúde indígena precisa de luvas e jalecos

Ação conjunta entre MPF, DPU, DPE, MPT e Corpo de Bombeiros já arrecadou mais de 20 mil EPIs

Lançada no mês de abril, a campanha de arrecadação de equipamentos de proteção individual (EPIs) para a saúde indígena de Mato Grosso do Sul (MS) já arrecadou mais de 20 mil unidades de variados equipamentos, principalmente protetores faciais e máscaras. Agora, o apelo é para a doação de luvas e jalecos. A insuficiência desses materiais, segundo o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), pode comprometer o atendimento em saúde nas aldeias indígenas do estado.

O MPF lançou a campanha em abril e, em maio, ganhou o reforço das Defensorias Públicas da União e do Estado de Mato Grosso do Sul, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Corpo de Bombeiros Militar. Além de EPIs, com foco em luvas e jalecos, os órgãos pretendem arrecadar equipamentos de saúde, como termômetros e oxímetros, e insumos para a fabricação de dispositivos como protetores faciais e laringoscópios.

As necessidades foram levantadas pela Secretaria de Estado de Saúde, junto ao DSEI-MS, pela Universidade Estadual de MS (UEMS) e pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Enquanto o DSEI precisa de EPIs e dispositivos de saúde para garantir o atendimento às comunidades, o IFMS está fabricando protetores faciais, máscaras com respirador, dispositivos para descompressão de máscaras cirúrgicas, dispositivos para compartilhamento de respiradores e laringoscópios, destinados para uso nas unidades de saúde. Já a UEMS está focando na fabricação de máscaras reutilizáveis e capotes.

Os insumos e equipamentos estão sendo direcionados à prevenção da disseminação do coronavírus em Mato Grosso do Sul junto a uma das camadas mais vulneráveis da sociedade, que padece com a falta de equipamentos de proteção individual desde o início da pandemia. Pessoas físicas e jurídicas que possuam, fabriquem ou comercializam esses materiais e equipamentos podem participar, de acordo com a disponibilidade de cada um.

As doações podem ser entregues em qualquer unidade do Corpo de Bombeiros Militar do estado. Confira o endereço da unidade mais próxima nos links: metropolitano e interior. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3357-0100.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.