Com discurso em Libras, as professoras Ana Paula Oliveira e Fernandes e Janete Nantes usaram a tribuna da Casa de Leis para convidar a população para a audiência pública – Foto: Assessoria

Audiência Pública com o tema “(In) Segurança do povo Negro – Quantos mais precisarão morrer para que essa guerra acabe” será realizada no dia 08 de novembro, às 19h, no auditório do CEUD – Centro Universitário de Dourados. O evento de proposição da Comissão Indígena e Afrodescendentes da Câmara Municipal, composta pelos vereadores Olavo Henrique dos Santos (Patriota) – presidente e Elias Ishy (PT) – vice, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos dos Afro-Brasileiros (Comafro).

O ato irá abrir as atividades do mês da consciência negra e promover o debate sobre relações raciais e segurança pública. O Brasil tem um histórico de violência e genocídio contra a população negra que se intensifica com as políticas higienistas e discurso de ódio contra as minorias políticas. “Por isso, é importante fortalecer o diálogo com sociedade civil, órgãos, entidades e poderes públicos”, afirma a organização.

O palestrante será o Marcio Farias, que é coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Institucional do Museu AfroBrasil e professor convidado do Celacc (Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação) Eca/ USP.

Libras

Também será realizada pela Câmara de Dourados no dia 08, sexta-feira, com proposição do vereador Ishy, a Audiência Pública com o tema “Libras para tod@s”. O evento será às 18h30, mas no plenário da Casa de Leis. O objetivo do ato é debater junto à sociedade douradense o reconhecimento e implantação da disciplina de libras nas escolas públicas do município, desde a educação básica.

As palestras serão ministradas pelas professoras Ana Paula Oliveira e Fernandes, mestra em Linguística e Transculturalidade (UFGD) e Vânia Elizabeth Chiella, doutora em linguística aplicada, que atualmente é coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS/RS – em Porto Alegre.

Para inscrições, basta acessar o site: https://www.sympla.com.br/camaradourados