Câmara Municipal entrega 12º Prêmio Mulher Cidadã – Marta Guarani

Neste ano, a homenageada será a professora da Aldeia Jaguapiru Edite Martins 

A homenageada da 12ª edição do Prêmio será a professora Edite Martins Guarani – Foto: Reprodução

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado anualmente em 8 de março, a Câmara Municipal de Dourados realiza nesta segunda-feira (11), às 18h, sessão solene do 12º Prêmio Mulher Cidadã – Marta Guarani. A entrega do prêmio antecederá a sessão ordinária da Casa. Neste ano, a homenageada será a professora de artesanato da Aldeia Jaguapiru, Edite Martins.

Mulher Cidadã é um prêmio instituído pelo Decreto Legislativo nº 397, de 1º de outubro de 2003, destinado a agraciar mulheres de Dourados que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher, questões do gênero e atuação de destaque no município.

O Prêmio Marta Guarani é uma homenagem à líder indígena que era referência na luta pelos direitos do seu povo. Uma história de vida, de luta e de coragem. Falecida aos 62 anos em Campo Grande, Marta é considerada uma das personalidades mais importantes da história do povo indígena de Mato Grosso do Sul.

Homenageada 2019

Edite Martins é indígena Guarani Ñhandeva da Aldeia Jaguapiru. Liderança que tem uma trajetória de vida voltada ao trabalho social e assistencial em aldeia. Trabalha voluntariamente em conjunto com a delegacia da mulher e a casa do conselho tutelar.

Atualmente, Edite é presidente da casa de mulheres Kunhague Jeroky Guassu Marangatu e sempre trabalhou dando assistência ao povo indígena, quilombolas e ascendentes.

A sessão solene é aberta a toda comunidade. A Câmara Municipal de Dourados fica localizada na Av. Marcelino Pires, 3495.