Câmara de Vereadores promove seminário sobre direitos dos idosos

O seminário, proposto por Daniela Hall, irá discutir sobre o direito dos idosos - Foto: Thiago Morais
O seminário, proposto por Daniela Hall, irá discutir sobre o direito dos idosos – Foto: Thiago Morais

Evento, proposto pela vereadora Daniela Hall, conta com o apoio da Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa, por meio dos deputados Geraldo Resende e Renato Câmara

A Câmara de Vereadores de Dourados promove no próximo dia 11, a partir das 7h30min, o Seminário “Direito dos Idosos: novos olhares”. O evento contará com palestrantes de renome nacional e tem como objetivo debater com especialistas, lideranças políticas e da sociedade civil organizada uma nova lógica de assistência para os idosos.

O evento foi proposto pela vereadora-presidente Daniela Hall (PSD) e tem o apoio do deputado federal Geraldo Resende (PSDB), que integra a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e do deputado estadual Renato Câmara (PMDB), que preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

De acordo com os organizadores, a população brasileira passou a ter uma maior expectativa de vida e isso deve ser acompanhado de ações públicas para atender às necessidades desse novo contingente populacional. “É preciso mudar a lógica da assistência ao idoso, que não pode ser mais ser visto como um problema”, salienta Geraldo Resende, que também é médico.

“A importância de discutir os direitos e as condições dos idosos reside nesta mudança da expectativa de vida no país”, aponta a vereadora Daniela Hall. “Atualmente, a sociedade brasileira desestimula a participação dos idosos em diversos processos, tanto sociais, econômicos e culturais. Precisamos mudar isso”.

Para o deputado estadual Renato Câmara, o seminário vai de encontro à proposta da Frente Parlamentar por ele presidida. “Estamos trabalhando para criar condições de melhoraria na qualidade de vida dos nossos idosos, lembrando que todos temos que ter condições de envelhecer ativamente”.

Palestras

O seminário terá como palestrante a irmã Terezinha Tortelli, coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, que falará sobre “Situação atual do idoso – Direitos, violência e visibilidade”. Terezinha Tortelli é enfermeira obstetra, pós-graduada em Planejamento Familiar Natural pela Universidad de Chile, sendo especialista em Gerontologia Social.

Outra palestrante será a coordenadora do Conselho Nacional do Idoso, Ana Lúcia da Silva, cuja palestra terá como tema: “Maior longevidade – Como o Poder Público pode se preparar para novo idoso brasileiro”. Ana Lúcia é geógrafa e formada em gestão pública, especialista em Negociação e mediação de conflitos como instrumento da gestão pública no SUS.

Com o tema “Legislação em defesa do idoso” a deputada Lendre Dal Ponte também fará sua palestra no evento, valendo-se de sua experiência como vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados e também de ex-secretária municipal de Saúde no Município de Saudade do Iguaçu-PR.

O público-alvo do seminário são pessoas de todas as faixas etárias que estejam envolvidas com a questão dos idosos, como lideranças políticas e comunitárias de toda a região, profissionais da área de saúde e do Direito, professores e outros profissionais liberais, além de trabalhadores, sindicalistas, entre outras.