Câmara de Dourados realiza palestra para esclarecer sobre eleição do Conselho Tutelar

Olavo Sul presidiu o evento realizado na Câmara Municipal de Dourados – Foto: Thiago Morais

A Câmara de Dourados realizou, na noite de ontem (2), uma palestra com o tema “A importância do Conselho Tutelar e as atribuições do conselheiro”. O debate, de proposição do vereador Olavo Sul (Patriota), aconteceu no Plenário da Casa de Leis.

A palestra teve como objetivo esclarecer dúvidas dos eleitores sobre a eleição de conselheiros do município. Serão eleitos 10 conselheiros, durante votação realizada no dia 6 de outubro, para mandato de quatro anos.

O vereador Olavo Sul deu início ao evento. Durante discurso, ele agradeceu a Deus pela oportunidade e falou sobre o desafio de conscientizar a população sobre a importância desta eleição.

“Vejo que muitos dos eleitores não conhecem o trabalho do Conselho Tutelar e dos conselheiros. Em conversa com o promotor de Justiça Luiz Gustavo Camacho Terçariol, titular da 17ª Promotoria de Justiça de Dourados, decidimos organizar essa palestra com intuito de esclarecer dúvidas e, principalmente, conscientizar o eleitor da importância do Conselho Tutelar, principalmente para fazer um Conselho cada dia mais forte”, disse o vereador.

A palestra foi realizada pelo promotor de Justiça, que falou sobre as regras das eleições, mostrando o que é e o que não é permitido. Depois apontou as ações do Conselho Tutelar e das atribuições dos conselheiros na aplicação das leis vigentes do ECA (Estatuto das Crianças e do Adolescentes) e na Constituição Federal no exercício da função.

Após a participação do promotor, a psicóloga Ledir Triches falou sobre o trabalho do conselheiro dentro da família, mas sempre com o papel de proteger a criança ou adolescente de qualquer trauma físico ou psicológico.

“Nossa intenção é para que tenhamos uma eleição limpa e democrática e que seja eleito os candidatos de maneira consciente, vamos votar domingo e eleger pessoas responsáveis para que possamos dar o máximo de apoio as nossas crianças e adolescentes“, comentou o vereador.

“Agradeço a Deus pela oportunidade de podermos estar aqui, aos candidatos e autoridades que compuseram a mesa, aos meus colegas da Guarda Municipal, aos vereadores Cido Medeiros (DEM), Daniela Hall (PSD) e Sérgio Nogueira (PSDB), aos funcionários desta Casa de Leis, a minha assessoria, mas principalmente os eleitores que se dispuseram a estar aqui em busca de conhecimento“, finalizou Olavo.