Câmara de Dourados realiza hoje audiência pública ‘Juventude em foco’ para debate de políticas públicas

Evento na Câmara terá palestras de especialistas que vão debater com público presente políticas voltadas para a juventude da cidade – Foto: Valdenir Rodrigues/CMD

A Câmara Municipal de Dourados realiza na noite desta quinta-feira (30) audiência pública para debater os anseios da juventude douradense, principalmente no que diz respeito à políticas públicas e a retomada de projetos sociais após os impedimentos por conta de pandemia de coronavírus.

A audiência ‘Juventude em Foco’ é uma proposição do vereador Daniel Junior (Patriotas), que é presidente da Comissão Permanente de Juventude da Casa de Leis.

“Temos o foco dentro da comissão de desenvolver políticas com foco na inserção no mercado de trabalho e no desenvolvimento de projetos sociais voltados ao esporte como uma ferramenta de transformação social para o jovem. Nesses dois anos que estarei à frente da comissão, principalmente neste momento em que estamos lidando melhor com a pandemia, nossa ideia é promover um debate propositivo e desenvolver parcerias entre Câmara, Executivo e o Conselho Municipal da Juventude para alinharmos e realmente trazermos resultados, não ficar somente em palavras”, explicou o vereador.

A audiência terá participação da Redecoor (Rede de Coordenadorias do município) e do CMJ (Conselho Municipal de Juventude).

Conforme estudos recentes, os jovens brasileiros estão dentro da faixa etária mais afetada pelas consequências da pandemia da Covid-19, principalmente no que diz respeito a mercado de trabalho. A falta de perspectivas e apoio para lidar com esse cenário e também com os impactos emocionais de quem está começando a projetar uma carreira, por exemplo, acaba por tornar ainda mais urgente a discussão de projetos e políticas públicas voltadas a esse grupo.

“A expectativa propositiva dessa audiência é que nós saiamos cientes de como estão as políticas públicas para a juventude da cidade e como que em um coletivo de esforços entre os poderes municipais e os órgãos de controle social, podemos reforçar essas políticas. Isso no que diz respeito a empregabilidade, educação, saúde mental e dando margem para que a Coordenadoria Especial de Juventude, ligada à assistência social, tenha mais efetivo e também recursos para poder ajudar a juventude douradense”, explicou Mariana Gomes da Rocha, gestora da Redecoor da Prefeitura de Dourados.

Durante a audiência serão expostos três temas principais: Juventude Brasileira – Panorama geral; Saúde mental dos jovens; Juventude e Diversidade. O evento também terá palestras informativas com especialistas da área.

Mariana será uma das palestrantes. Além de gestora da Redecoor, ela é formada em Direito pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), onde compôs o movimento estudantil. Foi consultora do MPT (Ministério Público do Trabalho) e da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e atuou como membro do Time Nacional IYD BRASIL 2021, movimento organizado por jovens para inspirar, engajar e apoiar a realização de atividades de impacto no dia 12 de Agosto, o Dia Internacional da Juventude criado pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Também participam com palestras o psicólogo clínico, mestre em Psicologia na área de processos psicossociais Renisson Costa Araújo Baronceli, que atuou como Psicólogo Educacional junto a rede estadual de educação no projeto AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem de Mato Grosso do Sul) e atualmente é produtor de conteúdo digital na área de psicologia, com ênfase em estudos sobre suicidologia; e a advogada e mestre em Educação, especialista em Direito Homoafetivo e de Gênero Ana Carolina Santana Moreira, que atua como chefe do Núcleo de Estudos de Diversidade de Gênero e Sexual da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e tesoureira da Associação Diversidade em Ação – DIVAÇÃO.

A audiência pública ‘Juventude em Foco’ acontece no plenário da Câmara Municipal de Dourados, localizada na avenida Marcelino Pires, nº 3.495, no Jardim Caramuru. O evento é aberto ao público e se inicia às 18h. Também haverá transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no Youtube.

“Queremos trazer jovens de todos os segmentos e áreas para entender realmente qual é a necessidade, o que está faltando e fazer um compilado de todas essas ideias e apresentar um ponto de partida para começar esse trabalho. Ficamos praticamente quase dois anos parados com essa questão da pandemia e agora que está baixando o índice de contaminação e avançando na vacinação acredito que é o momento exato para dar esse ‘start’ e no máximo em janeiro desenvolvermos projetos para os jovens da nossa cidade”, finalizou o vereador Daniel Junior.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.